quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mercadante e a falta de Líderes



O renomado Instituto Suíço IMD acaba de publicar o ranking da competitividade das nações de 2009.

Aluísio Mercadante afirmou no seu twiter que iria pedir demissão da liderança do partido, no Senado, em caráter irrevogável, mas volta atrás no dia seguinte.

Segundo o relatório do IMD daqui a mais ou menos 25 anos o Brasil passará a ser reconhecido como um centro de desenvolvimento de tecnologia. Segundo eles, vamos crescer e tornarmos muito mais competitivos...

Apesar de toda a incompetência de nossos políticos? Será que o IMD não subestimou o poder que esta massa amorfa, corrupta e que trabalha somente em prol de si mesma tem de atravancar o crescimento do Brasil?

Este mesmo relatório prevê que o Brasil, por volta de 2020, criará excelentes oportunidades de emprego para Gerentes. Competências nas áreas de marketing, finanças e estratégia serão muito valorizadas pelo mercado.

O IMD está superestimando o crescimento brasileiro ou subestimando a capacidade de nossas escolas de administração de formar rapidamente gerentes e líderes competentes? Escolas de administração não faltam neste pais... Boas escolas?

O IMD é um instituto sério e respeitado. Esta análise levou em conta 329 variáveis. Dados reais e históricos foram levados em consideração nas projeções. De fato, nosso país tem potencial. Infelizmente, desconhecido pela maioria dos brasileiros.

A incompetência de Mercadante em lidar com a situação que tinha nas mãos tem um significado muito maior do que aparenta. Demonstra a falta de liderança desta geração que se submete aos Paulo Duques, aos Sarneys e aos velhos políticos não alinhados com o futuro e com a ética. Jovens promissores, como Aluísio Mercadante, não têm o direito de fracassar com o dever de cumprir o papel de líder. Jovens promissores não têm o direito de se omitir na concretização do nosso crescimento.

Mercadante, você foi uma decepção.

Pelo menos, você servirá como um estudo de caso acadêmico sobre liderança.

Sua hora de agir era aquela e você fraquejou. Aprendemos com exemplos!

LIDERAR É SERVIR.

LIDERAR É FAZER ACONTECER.

Liderar é ajudar seus liderados a crescer e atingir seu potencial. Sua decisão, sua omissão, injustificável, demonstrou que faltam a você os atributos necessários a jovens líderes que o Brasil tanto precisa. Você perdeu o trem da mudança!

Sinceramente, espero que o IMD esteja certo.

Espero que toda esta velha geração de duques e sarneys inúteis e esta nova geração de mercadantes hesitantes, em breve, sejam coisas do passado para que este pais possa se tornar um país de primeiro mundo, em 30 anos...

Nenhum comentário: