quinta-feira, 4 de março de 2010

Aquecimento global, discussões inúteis e corrupção

Estou aborrecido com o tempo gasto por centenas de pessoas argumentando que o aquecimento global não é causado pelo homem.

O tecnicismo para provar que o aumento do CO2 na atmosfera se deve, principalmente, a causas naturais (vulcões, aumento da temperatura nos oceanos, etc.) e não pela atividade humana, afasta-nos da discussão crucial: nosso estilo de vida.

Não importa que a humanidade seja a causadora de somente 20% do aumento das emissões do CO2. Não importa que não sejamos o principal responsável.

A discussão sobre o aquecimento global deve ser direcionada para fatores que podemos controlar. Não podemos perder o foco de que estamos poluindo e destruindo a natureza irresponsavelmente. Estamos devastando nossas florestas, estamos impermeabilizando demais o solo dos grandes cidades, estamos gerando resíduos tóxicos não-degradáveis num ritmo suicida, estamos consumindo recursos naturais numa proporção que a natureza não consegue repor.

O problema não é técnico. O problema do aquecimento global é filosófico. Representa muito mais do que o aumento da emissão de CO2. Simboliza nosso estilo de vida irresponsável.

Deveríamos gastar mais tempo para provar que podemos reduzir nossa contribuição de aumento de CO2 na atmosfera. Deveríamos gastar mais tempo para reciclar, reutilizar e reduzir o consumo. Deveríamos gastar mais tempo agindo em defesa da natureza. Deveríamos gastar mais tempo provando que cada atitude, por menor que seja, fará a diferença, ao invés de discutirmos quem é o grande vilão.

Seremos 7 bilhões em pouco tempo! Precisamos agir.

Que atividades farei para dar minha contribuição?

· 1-Ser menos complacente com erros e ineficiências, pois toda vez que corrigimos algo estamos consumindo mais energia e materiais do que o necessário para fazer certo da primeira vez).

· 2-Andar a pé o mais que puder. Evitar dirigir.

· 3-Reduzir o uso de embalagens plásticas.

· 4-Reduzir o consumo de alimentos industrializados e carnes.

· 5-Trocar de celular e equipamento eletrônico somente em caso de necessidade (não por modismo).

· 6-Usar lâmpadas e equipamentos ecológicos (eficientes, de baixo consumo de energia, feitos de materiais recicláveis e reutilizáveis)

· 6-Tomar banhos mais curtos e com água mais fria.

· 7-Imprimir somente o absolutamente necessário.

· 8-Reduzir o consumo de bens e utilizá-los pelo maior tempo possível.

· 9-Plantar uma árvore, fazer um jardim, fazer um canteiro ou que for possível em casa.

· 10-Reciclar e Incentivar outros a reciclarem.

· 11-Divulgar a necessidade da mudança do nosso comportamento quanto ao consumo.

· 12-Votar e incentivar outros a votarem em políticos honestos e ambientalmente ativos . No Brasil, muita energia é desperdiçada pela corrupção. Ruas e obras públicas feitas com baixa qualidade são "refeitas" inúmeras vezes. O consumo de materiais e energia, a longo prazo, acaba sendo muito maior do que o necessário para corretamente da primeira vez.

PPPolíticos corruptos e ineficazes são anti-ecológicos. Devem ser banidos pelo nosso voto.

Nenhum comentário: