O papel do gestor é muito mais importante do que imaginamos.
O gestor é o principal responsável pelo clima organizacional!
Está comprovado que quando o clima organizacional é positivo, quando as pessoas estão mais felizes e ajustadas ao seu trabalho, quando existe o espírito de equipe a organização (pública ou privada) é mais efetiva.
Efetividade significa melhores resultados e melhores serviços.
A consequência da efetividade das organizações é a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da comunidade onde estas organizações estão situadas.
O MEIO É A GESTÃO QUE LEVE A UM AMBIENTE SAUDÁVEL, A COLABORADORES FELIZES, INTEGRADOS E PARTICIPATIVOS.
A CONSEQUÊNCIA É A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.
Infelizmente, poucos entenderam qual o caminho para se chegar lá.
Por esta razão encontramos tantas organizações apresentam resultados medíocres (se comparados com seu potencial).
O papel do gestor não é só planejar, organizar e controlar.
O papel do gestor é, principalmente, alinhar, motivar e inspirar seus colaboradores para a construção de uma organização em que todos sejam vencedores. Cada um tem que sentir que esta ganhando. Não dá para um ganhar em detrimento de outro.
A longo prazo todos perdem...
A visão tacanha, mesquinha e partidária que encontramos na política é o maior sinal do nosso subdesenvolvimento. Enquanto o compromisso for maior com o partido (ou consigo mesmo) do que com o cidadão estaremos patinando e crescendo bem abaixo do nosso potencial. CONTINUAREMOS A SER O PAÍS DO FUTURO.
A visão obsoleta de que o papel do gestor é aumentar o capital do acionista (custe a quem custar) só conduz ao enriquecimento (ilusório) de uma minoria. A qualidade de vida, o meio ambiente, os clientes e o crescimento da própria empresa continuarão a ser vítimas da ignorância gerencial.
Já está na hora de todos entenderem que nossa visão de mundo determina como agimos.
Não dá para ganhar se clientes, funcionários, fornecedores, acionistas e a comunidade também não ganharem com nossa atividade.
O mundo não suportará tanta incompetência por muito tempo mais.
Primeiro de Maio, dia de reflexão, não só para os trabalhadores...