Colega Mercadante, sei que você está muito
bem intencionado. O Brasil realmente precisa investir em tecnologia.
Como você mesmo disse: “Na educação, a inclusão digital começa pelo professor... É evidente
que a tecnologia não é um objetivo em si, nada substitui a relação
professor-aluno.”
Entretanto, investir na tecnologia errada
não ajudará em nada, pelo contrário, afastará ainda mais os professores do seu
objetivo.
Adquir tablets de 300 Reais que professores
e alunos não podem utilizar para construir conteúdo de nada servirá. Depois de
dois anos teremos milhares de tablets encostados e muito pouco para comemorar.
O que os países de primeiro mundo estão
fazendo?
Por que inventar a roda novamente?
Veja o que está acontecendo com o advento
dos iPads e do iTunes U nas salas de aula deste países!
Se formos para frente com esta idéia de
tablets baratos estaremos PERDENDO A OPORTUNIDADE DE MUDAR A MANEIRA DE ENSINAR
E APRENDER.
Minha sugestão, sem risco, sem desperdiçar
dinheiro público, sem favorecer ninguém, gerando a participação de professores
e alunos e principalmente, disseminando e desenvolvendo centros de competência
é:
REALIZAR
UM TESTE PILOTO EM VÁRIOS MUNICÍPIOS DO PAÍS USANDO A TECNOLOGIA IDEAL.
Melhor ainda, por que não fazermos um teste
comparativo para não investirmos na tecnologia errada? Assim poderíamos avaliar
o desempenho dos alunos, o envolvimento dos professores e o ganho para a
comunidade.
Minha proposta é muito simples:
Algumas
Universidades (Públicas) e Fundações,
que possuam cursos de Pedagogia e Licenciatura, seriam eleitas para gerenciar um
projeto de avaliação nas respectivas cidades.
Professores e alunos destas Universidades, em conjunto com professores da rede, elaborariam o material didático. Isto só é viável na plataforma Apple. O
iBooks Author e o iTunes U Course Manager são gratuitos e não é necessário ser
um especialista em TI para produzir material didático de excepcional qualidade.
Com a plataforma Apple não dependeríamos
de empresas especialistas em programação. Dependeríamos de especialistas em
Educação!
Centenas de escolas públicas e as melhores universidades
americanas, como também, escolas de vários países europeus e asiáticos realizaram projetos-piloto e optaram
pelo iPad e o iTunes U. A opção
não foi pela tecnologia. A opção foi pela facilidade de produção de conteúdo,
disponibilidade e intercambio de material didático. A opção foi,
principalmente, pelo envolvimento dos alunos e professores.
Nós realizamos um piloto em 2 escolas
públicas aqui de Santo André. O resultado foi fantástico. Quem viveu a
experiência sabe que, desta forma, podemos efetivamente acelerar o passo da
melhoria da Educação no Brasil.
Vamos parar de investir em tablets e
tecnologias inadequadas. Se queremos ser um país desenvolvido precisamos
aprender com eles.
Não estou sozinho nesta jornada.
Professores doutores de escolas renomadas, com os quais discuti este assunto,
pensam da mesma forma.
A opção pelos tablets baratos não vai mudar
nada: continuaremos a ter um dos piores desempenho escolar do mundo!
Palavra de professor...