Um pouco de Helsinki: vento, frio, muito verde, 13% do ano não recebe luz do sol, única cidade da Finlândia com bonde e metrô subterrâneo, é constituída por 315 ilhas (2/3 de Helsinki é água).
Tirei fotos que registram que em muitos casos o espaço demarcado para pedestre e para ciclistas, NAS CALÇADAS, chega ser maior que a faixa de rolagem dos carros...
Você encontra ciclovias nos bairros, nos parques e no centro da cidade...
A catedral luterana (branca) que fica na Senate Square (onde ocorrem muitos eventos culturais) é o monumento mais fotografado da Finlândia.
A catedral ortodoxa Uspenski (vermelha - influencia Russa) tem cúpulas douradas e um interior magnifico. Fiquei impressionado.
Visitei também o monumento em homenagem a Sibellius (famoso compositor Finlandês-gosto do concerto para violino), o Centro de Música, o Parlamento, o teatro de Ópera e o Museu Nacional da Finlândia (por fora, parece uma igreja).
Mas, o que mais me impressionou foi o "museu a céu aberto" que fica na ilha Seurasaari.
A ilha é um oásis de tranquilidade no meio da cidade e o museu da retrata a forma de vida dos finlandeses nas casas de campo, fazendas e mansões dos últimos quatro séculos. Tudo realocado dos 4 cantos da Finlândia.