terça-feira, 18 de novembro de 2008

Banheiro público: indicador para avaliar desenvolvimento


Tive a oportunidade de visitar muitas empresas.
Para validar minhas conclusões sobre a Qualidade da Gestão, desenvolvi o que considerava na época, 2 excelentes indicadores : o "Banheiro" e o "Restaurante".
Reconheço que há 20 ou mesmo 10 anos atrás, estes indicadores eram muito mais relevantes para refletir a "Mentalidade Gerencial". 
Boas empresas ofereciam banheiros e restaurantes dignos para os funcionários da base da pirâmide ("peãozada"). 
Felizmente, evoluímos muito.
Já não encontramos, com tanta frequência, contrastes gritantes entre banheiros (e restaurantes) do "staff" e da "operação".
Se eu fosse criar um indicador hoje para avaliar a Qualidade da Gestão, eu usaria o "sorriso". Sim, o "sorriso". Nas empresas "bem" administradas, os colaboradores são mais felizes, sorriem mais... Bem, este é tema para outra reflexão...
Estou pensando agora como os banheiros públicos refletem o estágio de desenvolvimento de um povo. 
Em Julho,  estive em Jasper, o maior Parque Nacional do Canadá e constatei a preocupação dos usuários do banheiro público, que fica na principal avenida da cidade, em deixá-lo nas mesmas boas condições que o encontraram. Vi usuários secando a pia, depois de lavar o rosto e as mãos (como normalmente fazemos nos banheiros dos aviões). 
Essa atitude me fez refletir como precisamos evoluir no trato do coletivo.
Depredamos escolas, orelhões, elevadores, pontos de ônibus, bancos de praça entre tantas outras coisas de uso comum... jogamos lixo nas ruas pelas janelas dos carros com tanta naturalidade... 
Não aprendemos a enxergar outros. 
Estamos ainda na primeira infância do crescimento social...
Será que daqui há 20 anos estarei comentando como o respeito e a gestão do coletivo tiveram um evolução impressionante?