Quando nossos professores, pedagogos, secretários de educação
e políticos vão entender que a
velocidade de mudança está cada vez maior por causa da tecnologia?
Não dá mais para competir e gerar riquezas se nossa maneira de
ensinar ainda estiver usando tecnologia de 10 anos atrás e mentalidade do século passado!
Vamos refletir sobre os resultados abaixo extraídos da
pesquisa realizada nos EUA em outubro de 2012 com mais de 364.000 alunos do K-12
(alunos do Fundamental 1 ao
Ensino Médio) e tentar comparar com nossa realidade:
1. Os alunos dizem que
usam a internet em casa para ajudar na “lição de casa”.
Para 29% dos estudantes do ensino médio o acesso a internet
para fazer lição de casa é um evento
diário.
2. Os alunos querem
aprender “a qualquer hora, em qualquer lugar e em seu próprio ritmo”.
41% dos estudantes dizem que gostariam de ter aula virtual;
vêem como o maior benefício serem capazes de aprender no seu próprio ritmo.
3. A
maioria dos estudantes apóiam o modelo “invertido de aula” (flipped classroom model)
60% dos
alunos dizem que seria uma boa maneira para eles aprenderem.
O modelo invertido
de aula consiste basicamente em “levar a escola para casa” e a “lição de casa
para a escola”. Os alunos assistem, em
casa, as palestras dos professores no formato de vídeo-aulas de 5 a 10
minutos, enquanto que na escola são feitas as “lições de casa e atividades” com
apoio dos professores e colegas.
4. Um número crescente
de estudantes estão querendo textos digitais, mas o método preferido de leitura
ainda é o impresso.
33% dos estudantes do Fundamental 2 dizem que sua preferência
é o livro digital para trabalhos escolares;
44% de todos os alunos pesquisados dizem que querem ler em um tablet.
5. Mais alunos estão
aprendendo através do YouTube.
29% de todos dos 364 mil alunos pesquisados dizem ter usado
vídeo on-line para ajudá-los com a lição de casa.
6. Alunos gostariam de
ser capazes de “enviar mensagem de texto” para seus professores para obter
ajuda.
30% dos estudantes disseram que isto iria ajudá-los a serem
mais bem-sucedidos em ciências.
7. Os alunos estão
experimentando jogos eletrônicos cada vez mais jovens.
75% dos alunos do jardim de infância até a segunda série do
Fundamental 1 estão usando computadores e dispositivos móveis para jogar
regularmente jogos educacionais .
8. Uso do Twitter está
explodindo entre os jovens.
34% dos alunos do ensino médio são usuários do Twitter (um aumento de três vezes desde 2011) .
9. Facebook é agora um
destino regular para projetos em grupo.
38% dos alunos dizem que costumam usar o Facebook para
colaborar com colegas em projetos escolares.
10. Uso de dispositivos
móveis pelos estudantes continua crescendo.
·
80 % dos estudantes do ensino médio tem acesso a
dispositivos móveis pessoais ,
·
65 % dos alunos do Fundamental 2 tem acesso a dispositivos
móveis pessoais,
·
O uso de tablets dobrou em 2012 entre os alunos
do ensino médio se comparado com 2011 . 52% deles possuem um tablet.
Fonte:
Speak Up 2012
National Research Project Findings