sábado, 6 de abril de 2013

Até quando vamos ignorar que existe uma revolução acontecendo na área de Educação?



Quando nossos professores, pedagogos, secretários de educação e  políticos vão entender que a velocidade de mudança está cada vez maior por causa da tecnologia?
Não dá mais para competir e gerar riquezas se nossa maneira de ensinar ainda estiver usando tecnologia de 10 anos atrás e  mentalidade do século passado!
Vamos refletir sobre os resultados abaixo extraídos da pesquisa realizada nos EUA em outubro de 2012 com mais de 364.000 alunos do K-12  (alunos do Fundamental 1  ao Ensino Médio) e tentar comparar com nossa realidade:
1. Os alunos dizem que usam a internet em casa para ajudar na “lição de casa”.
Para 29% dos estudantes do ensino médio o acesso a internet para fazer lição de casa é um evento diário
2. Os alunos querem aprender “a qualquer hora, em qualquer lugar e em seu próprio ritmo”.
41% dos estudantes dizem que gostariam de ter aula virtual; vêem como o maior benefício serem capazes de aprender no seu próprio ritmo.
3. A maioria dos estudantes apóiam o modelo “invertido de aula” (flipped classroom model)
 60% dos alunos dizem que seria uma boa maneira para eles aprenderem.
O modelo invertido de aula consiste basicamente em “levar a escola para casa” e a “lição de casa para a escola”.  Os alunos assistem,  em casa, as palestras dos professores no formato de vídeo-aulas de 5 a 10 minutos, enquanto que na escola são feitas as “lições de casa e atividades” com apoio dos professores e colegas.
4. Um número crescente de estudantes estão querendo textos digitais, mas o método preferido de leitura ainda é o impresso.
33% dos estudantes do Fundamental 2 dizem que sua preferência é o livro digital para trabalhos escolares;
44% de todos os alunos pesquisados dizem que querem ler em um tablet.
5. Mais alunos estão aprendendo através do YouTube.
29% de todos dos 364 mil alunos pesquisados dizem ter usado vídeo on-line para ajudá-los com a lição de casa.
6. Alunos gostariam de ser capazes de “enviar mensagem de texto” para seus professores para obter ajuda.
30% dos estudantes disseram que isto iria ajudá-los a serem mais bem-sucedidos em ciências.
7. Os alunos estão experimentando jogos eletrônicos cada vez mais jovens.
75% dos alunos do jardim de infância até a segunda série do Fundamental 1 estão usando computadores e dispositivos móveis para jogar regularmente jogos educacionais .
8. Uso do Twitter está explodindo entre os jovens.
34% dos alunos do ensino médio são usuários do Twitter  (um aumento de três vezes desde 2011) .
9. Facebook é agora um destino regular para projetos em grupo.
38% dos alunos dizem que costumam usar o Facebook para colaborar com colegas em projetos escolares.
10. Uso de dispositivos móveis pelos estudantes continua crescendo.
·      80 % dos estudantes do ensino médio tem acesso a dispositivos móveis pessoais ,
·      65 % dos alunos do Fundamental 2 tem acesso a dispositivos móveis pessoais,
·      O uso de tablets dobrou em 2012 entre os alunos do ensino médio se comparado com 2011 . 52% deles possuem um tablet.
Fonte: Speak Up 2012 National Research Project Findings