Ludivik um garoto finlandês autista que recebeu uma educação especial desenhada por seu pai um um grupo de professores amigos da família.
Vou relatar aqui um episódio.
=======
“Ludivik, o que você sabe da história do mito de Orfeu? “
“Sinto, não sei nada professor, mas qual a relação disto com o tema que estou estudando?”.
"Na mitologia grega, Orfeu, músico e poeta, filho do poderoso deus Apolo, se apaixonou por Eurídice.
Orfeu e Eurídice resolveram se casar. No entanto, pouco antes do casamento, Eurídice foi mordida por uma cobra.
Desconsolado, Orfeu resolveu descer ao mundo de mortos e pedir a Hades, deus dos mortos, sua esposa de volta para uma segunda vida. Só o consegue com a promessa de não olhar para trás até que os dois saiam dos umbrais do inferno.
Corroído pela dúvida se, realmente, Eurídice vinha atrás de dele durante a volta, Orfeu não resiste e olha para trás.
Ao desobedecer Hades, Eurídice foi levada ao mundo dos mortos, sem previsão de volta.
Ludivik, qual o significado para o gesto de “olhar para trás”?
“Ainda não sei, professor!”
“Então, para te ajudar contando uma história que aconteceu em SODOMA:
Dois estranhos (anjos viajantes) que se hospedaram na casa de Ló instruíram que Ló e sua família abandonassem a cidade porque eles vieram para destruí-la.
Entre outras recomendações disseram que eles, de forma alguma, deveriam “não olhar para trás” durante a fuga.
Ocorre que a mulher de Ló olhou. “Tendo olhado para trás, transformou-se numa coluna de sal” (Gênesis , 19, 12-26)".
Ludivik, estes dois episódios podem suscitar divergências de interpretação, mas não há como deixar de perceber as semelhanças na punição para o gesto de “olhar para trás”
OLHAR PARA TRÁS SIGNIFICA MIRAR O PASSADO!
TALVEZ, DESEJÁ-LO!
Muitos do nosso grupo de professores elegeram como tema a expressão 'NO PAST’ traduzido para o português, “NÃO AO PASSADO”).
Outros do grupo, mais pessimistas e deprimidos com a perspectiva humana, inverteram os termos e ficaram com a expressão 'NO FUTURE’ (em tradução para o português, “SEM FUTURO”).
Você está sendo preparado para entender o significado destas duas linhas de pensamento e definir a qual grupo você se alinhará…”
Depois daquele encontro tudo passou a fazer sentido para mim. Meus pais acreditavam que 'não dá para olhar para trás’ e que o 'futuro trará muitas dificuldades que não serão resolvidas com a mentalidade atual'.
Nessa minha jornada solitária, eles esperavam que eu tivesse um comportamento diferente dos jovens que a sociedade está formando.
Segundo o professor Nils: “O QI médio da população mundial vem reduzindo nos últimos 20 anos. O nível da linguagem e de raciocínio dos alunos estão cada vez mais baixos.
Os alunos estão se tornando mais individualistas, narcisistas, agressivos verbal e fisicamente nas escolas e nas redes sociais, o que reforça o totalitarismo da ideologia dominante… como consequência, essa geração não percebe que a humanidade caminha para o caos social e econômico…
“Ludivik, em 2030, quando você fizer 30 anos, estima-se que a população mundial seja de 8,3 bilhões de pessoas, pressionando fontes de energia, água, alimentos, uso da terra e extração mineral, sobretudo no mundo em desenvolvimento".
“…90% da população jovem vive em países em desenvolvimento… jovens de 15 a 24 anos de idade representam 40% da população mundial desempregada…”
“…investimentos em políticas que assegurem empregos aos jovens e garantam o desenvolvimento do capital humano são medidas absolutamente necessárias, mas não suficientes, para minimizar o caos social amplificado pelos efeitos negativos provocados pelo aquecimento global e pandemias…”
“…a tentativa de migração entre países tenderá a se intensificar em função de fatores econômicos, de conflitos nacionais e principalmente por causa da degradação ambiental…"
"As diferenças de oportunidades econômicas, desigualdade de renda e segurança pessoal deixarão de ser as principais causas da tentativa de deslocamento humano entre países. A fome e os efeitos da destruição de terras habitáveis causadas pelas mudanças climáticas assumirão o topo da lista…"
"MUDAR OU MORRER SERÁ O MOTE A PARTIR DE 2030…"
"Consequência inevitável deste movimento será o fechamento das fronteiras e imposição rígida para aceitação de imigrantes".
"Cada país priorizará a sua própria população. Imigrantes serão rejeitados como “excedentes”. Os diferentes, os não nativos, sofrerão e serão rejeitados pela comunidade.
A luta pela homogeneidade ganhará força contra a atual pregação dos benefícios da diversidade cultural e racial…”
“QUAL O GRUPO QUE ESTÁ COM A VISÃO MAIS PRECISA DO EVENTUAL FUTURO?
Os que acreditam que NÃO DEVEMOS OLHAR PARA TRÁS e propor mudanças radicais à sociedade atual
ou
O grupo que prega que NÃO HAVERÁ FUTURO, que estamos condenados e só nos resta trabalhar para minimizar os estragos e preparar a sociedade para o Armagedom…”
PS.:
Tive acesso a informações do caso Ludivik o que me motivou a escrever o ebook: O DESPERTAR DE LUDIVIK