domingo, 26 de abril de 2015

Um exemplo a ser copiado: Ensinar para aprender


A Google acredita que  encorajando seus funcionários a se tornarem "professores" acaba criando um ambiente melhor para se trabalhar e mais criativo.

Em 2013, os funcionários deram mais de 2.000 "aulas" para educar seus próprios colegas.

Além dessas "palestras formalizados", os engenheiros do Google criaram um sistema simples de apoio para manter os funcionários felizes.  Os funcionários mais especializados oferecerem-se para se tornarem “conselheiros técnicos”.

Quem participa ensinando também aprende.  Os "professores" melhoraram suas habilidades de escuta, empatia e auto-consciência, tornam-se melhores gestores e até mesmo melhores cônjuges… 

Os funcionários da Google também criaram um programa chamado "Guru" em que os voluntários aconselham os outros funcionários sobre temas específicos, como o aconselhamento de carreira, liderança, vendas e até mesmo como cuidar de filhos…

Segundo a Google treinar uns aos outros, não só poupa dinheiro, mas também cria o espirito de comunidade.

Por incrível que pareça, um grupo de funcionários da extinta fábrica LG-Philips de Capuava adotou um sistema semelhante há 20 anos. Foi uma fase maravilhosa da minha vida profissional. Lá eu vivi o significado de uma gestão realmente participativa. 

Colegas, o que fizemos lá em Capuava, a Google pratica ainda hoje e o mundo reconhece como inovação em gestão! 

Ai se todas as empresas fossem assim…


baseado no artigo de Jillian d'Onfro do Business Insider’s
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