sexta-feira, 19 de abril de 2013

iPad na Escola: 10 Passos para um programa de sucesso


iPads tornaram-se a mais quente ferramenta educacional da atualidade.

O uso de tablets na sala de aula, nos Estados Unidos, já supera em 2 vezes o uso de computadores.
Infelizmente, as vezes, a corrida para comprar a última tecnologia, precede o planejamento cuidadoso que é crucial para o sucesso no uso de ferramentas educacionais.
Não há uma solução mágica e fácil - seja com laptop, lousa eletrônica ou iPad.
A tecnologia sozinha nunca terá a capacidade de melhorar a educação, a menos que seja implantada com base numa visão holística que atenda aos objetivos educacionais e urgentes de preparar nossos alunos para a vida.
O uso adequado da tecnologia pode, contudo, ter um impacto transformador na aprendizagem.
Abaixo listo 10 requisitos para a implementação bem-sucedida de iPad nas escolas.
1. INFRAESTRUTURA
É necessário adequar a infra-estrutura da escola para gerenciar e implantar os iPads, antes de  comprá-los. Questões para professores, pais e gestores escolares refletirem:
·      A escola tem Internet banda larga? Lembre-se que você (professor) precisará deste recurso quando os alunos começarem a criar e distribuir arquivos de mídia.
·      A rede sem fio é robusta e segura o suficiente para distribuir um sinal forte e confiável para toda escola?
·      As salas de aula têm cofre ou locais seguros para armazenar os iPads?
·      Você (gestor escolar) já discutiu e definiu uma política para o uso da tecnologia?
·      A escola tem  ferramentas e meios para monitorar essas políticas?
2. OBJETIVOS CLAROS
·      Quais são os objetivos educacionais da sua escola?
·      Você pode explicar por que está comprando iPads e como essa decisão se integra na sua visão educacional? (Qualquer iniciativa bem-sucedida requer que toda a organização esteja alinhada).
·      Como o iPad integra-se com a sua declaração de missão educacional? Essa visão deve ser claramente comunicada a todos os grupos dentro de sua organização - incluindo professores, alunos, pais, diretores e administradores.
3. FOCO NO APRENDIZADO DO ALUNO
·      Só criança com fralda molhada gosta de mudança. Todos nós temos uma tendência natural de permanecer em nossa zona de conforto e rejeitar a mudança.
·      Muitos professores e gestores escolares preferem continuar usando as mesmas práticas pedagógicas que vivenciaram quando estudantes.
·      A grande maioria das escolas adota uma estratégia top-down, voltada para tornar o processo educacional mais fácil e mais eficiente para a escola e para os professores, em vez de focar as necessidades de aprendizagem dos alunos.
·      A tecnologia é muitas vezes adquirida com o objetivo de melhorar as palestras dos professores, a entrega do conteúdo de forma mais eficaz e tornar a avaliação mais simples e mais eficiente.
·      Estamos vivendo um período da história em que a geração mais jovem tem maior facilidade com as ferramentas tecnológicas do que as gerações mais velhas.
·      Mover o foco de “professor dar a instrução” para “aprendizagem centrada no aluno” capacita os alunos a usar a tecnologia para explorar, criar e inovar com a tecnologia.
4. ESTRATÉGIAS DE GESTÃO
iPads exigem processos específicos de organização e gestão.
Abaixo uma pequena lista de questões a considerar :
·      Como você vai lidar com a seleção, aquisição e implantação de aplicativos do iPad?
·      Que restrições que você irá impor?  
·      Como é que você irá gerenciar o fluxo de atualizações dos aplicativos e do sistema?
·      Como você vai sincronizar e fazer backup do conteúdo gerado nos iPads pelos alunos?
·      Você definiu um processo descomplicado para professores e alunos distribuírem conteúdo e apresentação de trabalhos?
·      Como você vai lidar com casos de danos e roubo?
5. MENTE ABERTA
·      iPads não são laptops.
·      Não há nenhum login de usuário. A capacidade de proteger, controlar e monitorar o uso do iPad é mínimo se comparado com laptops.
·      Se manter o controle sobre a atividade dos alunos é essencial para você, o iPad não é o melhor dispositivo para suas necessidades.
·      Entretanto, o iPad tem recursos únicos: Toque intuitivo, mobilidade, câmera embutida, microfone, vídeo, sensores de luz, ferramentas de navegação, tecnologias para portadores de deficiências e muito mais. Querendo é possível usá-lo para criar um ambiente de aprendizagem muito rico.
6. USO DE APLICATIVOS COMO FERRAMENTAS
·      Peça a um carpinteiro para construir um rack de vinho. Ele não sairá atrás de um conjunto de "ferramentas para racks de vinho". Um carpinteiro desenvolveu competências com um conjunto de ferramentas que são usadas ​​para a construção de todos os tipos de móveis. Precisamos adotar uma estratégia semelhante quando comprarmos e usarmos aplicativos no iPad.
·      Um dos maiores erros que os professores cometem é estar constantemente à procura de aplicativos que atendam as metas curriculares específicas. Apesar da existência de ótimos aplicativos, o benefício real vem da seleção de ferramentas abertas que podem ser dominadas e usadas ​​como parte do processo de aprendizagem dinâmico e criativo.
·      Com um conjunto relativamente pequeno de aplicativos os  estudantes podem criar entrevistas simuladas com figuras históricas famosas, criar podcasts para a comunidade escolar, praticar e gravar a fala em uma língua estrangeira, criar vídeos que ilustram e explicam os princípios da álgebra, explicar fenômenos científicos com “stop-motion animation(com o stop-motion animation o objeto é movido em pequenos incrementos entre os quadros fotografados individualmente, criando a ilusão de movimento quando a série de quadros é apresentada como uma seqüência contínua) e muito mais.
·      Dada a oportunidade e o conjunto adequado de ferramentas, os alunos usarão o iPad de forma criativa e inovadora. Isto ampliará seus horizontes em vez de condicioná-los com conteúdo rígido e aplicações específicas.
7. COMPARTILHAMENTO
·      Compartilhamento pode ser uma lição de vida importante, mas não funciona muito bem quando se usa iPads na escola.
·      iPads foram projetados para serem dispositivos pessoais. Uma vez que não há qualquer login que separe um usuário do próximo, as informações estão muitas vezes disponíveis para todos os usuários.
·      Compartilhamento de iPads pode criar problemas de privacidade e segurança. Recomenda-se o uso 1:1 de iPads a partir da 5 ª série.
8. TREINAMENTO CONTÍNUO
·      Mudança organizacional requer treinamento e suporte adequado... e é importante compreender que "formação" não significa um workshop de um dia, no início do ano letivo.
·      Estabeleça um programa de formação ao longo do ano.
·      Desenvolva grupos de apoio aos professores de sua escola.
·      Incentive o intercambio de experiências com outras escolas, assim os professores poderão compartilhar seus sucessos, e aprender uns com os outros.
9. CONECTIVIDADE
·      A web tem muitos recursos úteis. Você pode facilmente se conectar e se beneficiar do conhecimento e da experiência de outros professores. Use o twitter e participe de sites que discutem sobre o uso da tecnologia na Educação.
10. FLEXIBILIDADE
·      Muitas vezes exigimos dos alunos resultado muito específico de uma tarefa. A adesão a um currículo estrito exige que os professores dirijam e controlem todos os instrumentos do processo de aprendizagem.
·      Pedir aos professores para abrir mão do controle sobre a atividade do estudante é muitas vezes a parte mais difícil de qualquer implementação de tecnologia nas escolas.
·      Tecnologia, porém, é mais eficaz quando os alunos têm a liberdade de usá-lo como uma ferramenta para a criatividade e inovação.
·      A sala de aula com iPad deve ser aberta, flexível e orientada pela paixão e iniciativa.
·      Não espere controlar todos os aspectos da aprendizagem dos alunos e não sinta que você sempre precise ser o especialista no uso da tecnologia.
·      Você já tem muitos deles sentados a sua frente. Os alunos olham para a tecnologia como uma tela. Dê a eles a liberdade de pintar suas próprias obras.
baseado no livro:  “iPad in Education for Dummies” de Sam Gliksman e na visão do grupo TeachThought