segunda-feira, 30 de março de 2015

Gestor Bom Caráter Dá Melhor Resultado



Segundo artigo publicado na Harvard Business Review edição de Abril:

Empresas cujos gestores foram avaliados como “Bom Caráter” pelos seus funcionários deram um Retorno sobre Investimentos quase 5 vezes maior que os gestores pior avaliados neste quesito.

Os 4 traços avaliados que definem o caráter foram: INTEGRIDADE, RESPONSABILIDADE, EMPATIA e COMPAIXÃO

Os gestores melhor avaliados foram considerados pessoas:
  1. que se posicionam pelo que é certo, 
  2. expressam preocupação com o bem comum, 
  3. praticam empatia firme, 
  4. expressam o desejo de deixar um mundo melhor do que encontraram.


Os gestores, pior avaliados, eram vistos como:
  1. focados em si mesmos,
  2. manipuladores da verdade para benefício próprio,
  3. mais preocupados com seus próprios resultados financeiros,
  4. mentirosos. Não cumprem o que prometem.


MORAL DA HISTÓRIA:

  • O papel de um gestor é dar bons resultados.

  • Para dar resultados o gestor precisa SER e PARECER para sua ORGANIZAÇÃO como uma pessoa INTEGRA, RESPONSÁVEL, EMPÁTICA e que tenha COMPAIXÃO.

  • Gestor Bom Caráter é 5 vezes mais eficiente


Será que se nossos políticos fossem considerados como ÍNTEGROS, RESPONSÁVEIS e EMPÁTICOS pela população o PIB do Brasil seria mais alto?

Será que a ineficiência da política brasileira é um fato porque estes 4 princípios morais estão em baixa por aqui?

OBS.:
Esta pesquisa foi feita em 84 organizações americanas pela empresa de consultoria KRW. 


Eles analisaram cerca de 500 comportamentos e características encontradas em todas as sociedades humanas. Destas, eles escolheram 4 princípios morais - integridade, responsabilidade, empatia e compaixão - tidas como universais. 
...