sábado, 28 de agosto de 2010

MINHA CANDIDATA

Fernando rompeu o silêncio.

Continua no sertão do Maranhão comprometido com seu trabalho voluntário. Ligou pra reclamar que eu não manifestei meu apoio explicito a Marina Silva... Nem perguntou se eu estava bem, foi logo ao ponto: “MARINA é a única candidata descente a presidente deste país... a opção das pessoas esclarecidas e do bem...”

A estranhíssima invasão dos dados da Receita Federal foi o pingo d água para ele... “não aceito de forma alguma o princípio de que ‘os fins justificam os meios’ ”.

Com a inocência de um elefante na loja de cristais disse que tem “ânsia de vômito só em ver Dilma”. E questionou: “se não fosse a figura do Lula, quem votaria em Dilma, além dos petistas de carteirinha”? E continuou sem esperar a resposta: “Dilma me passa um ar de arrogância ditatorial e não tem um milésimo do carisma e jogo de cintura de Lula. Se é assim como candidata, como será como presidente?”

“... e o Serra? Com toda sua história de vida política aceitou, como vice, um político questionável e fez alianças incompatíveis com sua pregação... No Brasil, os principais partidos políticos, quando no poder, estão centrados nas mesmas práticas. Dá para dizer que PT, PSDB e PMDB são muito diferentes?

“Fernando eu concordo com você...”

Não consegui terminar minha frase. Tive que escutar um monte. Talvez por causa do seu isolamento ou por causa do tempo que não nos falávamos ao telefone ou porque “estava cercado de pessoas semi-analfabetas que não queriam perder o seu voto”, ele queria mesmo era desabafar!

Meu caro Fernando, quando você ler este saiba que eu estou com você. O Brasil precisa de um modelo de referência como presidente. Alguém que além de ser e parecer honesto aja com dignidade, alguém que NÃO seja tolerante com “os fins justificam os meios”.

O Brasil precisa de um presidente de princípios, que respeite a lei, que não faça demagogia e cortesia com o dinheiro do povo. Um presidente com coragem para demitir seu assessor publicamente se este propuser: “Vamos fazer o que for preciso para que fulano de tal não vença a...”.

Meu avô dizia que o ditado: “Me diga com quem andas, que eu te direi quem és” foi feito especialmente para conhecermos os políticos...

SOU MARINA SILVA. Ela é a candidata que melhor representa as pessoas do bem.

O BRASIL SOBREVIVEU A TANTOS DEMAGOGOS E CORRUPTOS e COM CERTEZA, SOBREVIVERÁ A UMA PRESIDENTA HONESTA E DE PRINCÍPIOS.

VOTE SEM MEDO!

sábado, 21 de agosto de 2010

Tiririca, a Mulher Pera e a Irresponsabilidade Nacional

Que país é este?

Que raio de papel tem os partidos na homologação de seus representantes num processo eleitoral?

Por que aprovam candidatos com slogan tão medíocre?

Na minha opinião, por um simples motivo:

“ESTES PARTIDOS ESTÃO CONVICTOS QUE O ELEITORADO BRASILEIRO É IGNORANTE.

Eles acham que o eleitor não sabe votar. Pensam que o eleitor está tão desiludido com os políticos que qualquer coisa serve; Pensam que o eleitor acredita que político é tudo a mesma M... então, o negócio é apelar pra chamar atenção”.

Me magoa saber que tem quem vota nestes partidos, alimentando assim, a percepção de que o eleitor é realmente ignorante.

Vendo o respeito do nosso presidente às leis, assistindo o horário eleitoral gratuito, vendo a presença de Quércia ao lado de Serra, a possibilidade da Dilma levar logo no primeiro turno, a piada que virou a campanha de Plínio de Arruda Sampaio, Roriz e Maluf fazendo campanha e o slogan de Tiririca começo a duvidar se o povo brasileiro sabe votar...

SE tivéssemos um mínimo de Brasilidade, o povo simplesmente boicotaria, não só, os candidatos despreparados, os fichas suja, os demagogos e os fichas limpa que enriqueceram rapidamente, mas principalmente, os PARTIDOS que acolhem estes candidatos...

Cada povo tem o representante que merece. Seu representante espelha seus valores, pois foi escolhido pelo povo e veio do seu meio.

Nosso querido Brasil, em breve será a quinta nação mais rica do mundo. Não tenho dúvida disto. Porém, pela qualidade dos candidatos designados pelos partidos para concorrerem a cargos tão importantes como o de deputado, senador e presidente da república, sinto que precisaremos de muitas décadas para nos tornarmos um país de primeiro mundo.

Nosso principal problema não está no eleitor alienado que não sabe votar. Nosso problema está na elite oportunista que escolhe candidatos para manter o ‘status quo’ de um povo politicamente desinteressado...

A lei de Gerson, a corrupção, a ignorância, a violência e a aceitação do “rouba, mas faz” prevalecem porque a elite política, conscientemente, alimenta o pior da nossa cultura para seu próprio benefício.

NÃO EXISTE CRIME MAIS VERGONHOSO QUE UMA LIDERANÇA OMISSA!

Cuidado, dizem que Deus é Brasileiro...

domingo, 15 de agosto de 2010

Brasil, o melhor país do mundo


Era um domingo ensolarado de céu azul. Eu estava pilotando minha Caloi há quase 1 hora quando resolvi parar no Parque do Ibirapuera para tomar um pouco d’ água e descansar no lado sul do lago.

Não tinha pressa. Meu velho mp3 Sony de 8 gigas tinha música suficiente para me acompanhar até o Parque Villa Lobos e de volta até Santo André.

Deitado lá, na grama, olhando as nuvens brancas que lentamente formavam figuras recorrentes da minha infância, pensei comigo mesmo: “Isto é que é viver. Como é bom morar no Brasil. País de primeiro mundo é outra coisa”.

Nossa Prioridade Nacional é a Qualidade de Vida. Objetivo claro e desdobrado! Do presidente a mais humilde empregada doméstica, todos sabemos o que queremos como Nação: Qualidade de Vida através da Educação!

Na Argentina eles falam que Deus é Argentino. Aqui, nós falávamos com orgulho: “Deus criou o mundo, e nós, Brasileiros criamos este Brasil Brasileiro, lindo e trigueiro”.

Somos invejados por todos os países do mundo.

Nosso seguro desemprego chega há 4 anos (claro que obedece a critérios preestabelecidos. Aqui as leis funcionam e todos recebem tratamento justo)... Nosso IDH é 0,985, o terceiro melhor do mundo... Criminalidade extremamente baixa... Respeito à vida e ao meio ambiente... Um paraíso... O país com a maior extensão de ciclovias do mundo!

Somos o que somos porque fizemos acontecer. Mais do que ninguém, nós Brasileiros sabemos que um País é resultado do trabalho de construção consciente de seus cidadãos. Multiplicação dos pães só na bíblia... Aqui trabalhamos duro e com foco. Não temos ilusão e nunca acreditamos num salvador da pátria, como os irmanos...

Senadores corruptos e presidentes demagogos de outros países são motivo de piada entre nós... Sentimos uma mistura de pena e desprezo pela ignorância reinante nestes países. Será que as pessoas não acordarão nunca?

Será que não percebem como são sendo manipulados? Que valores são estes que aceitam o “rouba, mas faz”, “a lei de Gerson”, “cada um para si e Deus para todos”? Será que não enxergam o absurdo que é pagarem imposto de primeiro mundo e receberem serviços de país subdesenvolvido? Ninguém questiona porque seus senadores estão entre os mais caros do mundo e os que menos produzem?

Ainda bem que vivo no Brasil!

Aqui tudo é diferente.

Não culpamos os outros, nem o governo pelas coisas que deixamos de fazer.

Sentimo-nos responsáveis: isto aqui é nosso e nós ajudamos a construir...

De repente acordo. Havia adormecido na grama do Ibirapuera. Olhei para o lado. Minha Caloi havia sumido...

sábado, 7 de agosto de 2010

Dia dos Pais


Amanhã é um dia especial. Para alguns...

Infelizmente, nem todos conseguem entender a importância de ser o responsável por dar continuidade a sua espécie.

Acreditam que a opção pela reprodução é um acontecimento "natural". Não pensam o suficiente a respeito do assunto, das consequências para sua vida e para a sociedade, não refletem o suficiente sobre sua responsabilidade de reprodutor e, principalmente de provedor de bem estar e qualidade de vida para o novo ser.

A opção pela reprodução, num futuro próximo, assim espero, deixará de ser encarada como um acontecimento "normal". A opção deverá ser conscientemente analisada e no mínimo, passar por um checklist orientativo.

Ser pai é um privilégio, que nem todos merecem.

Não estou falando em cercear a liberdade das pessoas ou estabelecer qualquer sistema de controle externo. A opção de ser pai é, e sempre deverá ser pessoal. Estou falando em educar. Estou falando que deveríamos ter instrumentos de auto-avaliação para estimular os jovens a refletirem sobre a abrangência do tema.

A demagogia política e a ignorância religiosa fazem com que casais extremamente pobres tenham muito mais filhos do que poderia ser considerado "humano". Quando visitamos países pobres da África ou favelas pelo Brasil não dá para questionar: ser Pai é um privilégio. Ser um reprodutor inconsequente é DESUMANO.