quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Educação de 1o Mundo no Brasil



O Brasil não vencerá seu atraso educacional e nunca se tornará um país desenvolvido sem o uso adequado de tecnologia na escola pública!
As crianças entram na escola com uma carga de centenas de horas de exposição a conteúdos audiovisuais cativantes (programas de TV, videogames, redes sociais, aplicativos de celulares, etc) e não encontram equivalência na sala de aula.
Despertar nestes alunos o desejo de aprender é muito mais difícil do que há 10 anos...
Governantes tem investido milhões em tecnologia para tentar fazer da escola um ambiente estimulante.
No Brasil existem lobistas defendendo ferrenhamente seus produtos como se fossem a salvação da educação. Existem os grupos das lousas-eletrônicas “viáveis”, os grupos dos netbooks “baratos”, os grupos do famoso “classmate”,  os grupos dos tablets de 300 reais...
Tantas opções tornam a escolha mais difícil e maior o risco de desperdício do dinheiro público...
Não dá para fazer a opção correta sem “ouvir atentamente” os que estão na linha de frente: técnicos, professores, alunos e pedagogos envolvidos no processo e no dia-a-dia da sala de aula. Não dá para fazer a opção correta sem analisar a facilidade de produção de conteúdo para estas tecnologias com a mão-de-obra disponível na região.
Milhões já foram gastos, pelo governo, em sucata transvertidas de tablets, netbooks e outras tecnologias que não atendem as necessidades do aprendizado para século XXI.
Para mim a melhor alternativa é, sem sombras de dúvida, o iPad da Apple. Por quê? Simples. É um produto de mercado. De 1a linha. Tem continuidade garantida. Foi testado e está sendo adotado em milhares de escolas no mundo. Tem milhões de usuários. Fabricação local. As maiores editoras americanas estão produzindo livros-textos para esta tecnologia. A Apple disponibilizou aplicativos gratuitos que permitem aos professores criarem livros-textos interativos de altíssima qualidade, sem entenderem de programação... É basicamente isento de vírus. As crianças adoram...
Fizemos uma experiência em 2 escolas públicas de Santo André com alunos do 5o ano. Foi um sucesso total. Estou anexando um vídeo de um dos trabalhos. As crianças deveriam pesquisar sobre a biodiversidade do entorno escolar. As salas foram divididas em grupos de 3 ou 4 alunos. Um tema por grupo. Receberam instruções de como usar o iPad (fotografar, filmar, pesquisar na internet etc). Foram a campo. Identificaram as espécies. Pesquisaram na internet. Assistiram a uma palestra. Escreveram sobre o tema. Ensaiaram e fizeram uma apresentação. Obs.: Todos os vídeos foram feitos por eles (a edição foi minha) .
Meu objetivo é mostrar como o uso da ferramenta e da metodologia correta aumentam o interesse pela aprendizagem.
É claro que o professor e a gestão da unidade escolar tem papel  vital no processo de aprendizagem. O uso da tecnologia correta potencializa o trabalho do professor...
A demonstração dos nossos livros interativos fica para a próxima
Vale a pena ver  a reação das crianças neste vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=LGlDbrsBjNg&feature=share&list=UUFPadU1g-YdVOamdxd_IzCA

Nenhum comentário: