sexta-feira, 27 de abril de 2012

IPAD - Revolução na Educação Infantil



Não há como negar.
Ipad está revolucionando a educação e substituirá os livros-textos em muito pouco tempo.
Conservadores e “tecnofóbicos” tentar negar o inegável: os “tablets” vieram para ficar e MUDAR a maneira de se ensinar nas escolas.
Professores, Assistentes Pedagógicos e Secretários da Educação se preparem!
A fase de testes já passou.
Vejam apenas alguns exemplos do que está acontecendo pelo mundo:
-       No final do ano passado, só no Estados Unidos, segundo Phil Schiller da Apple mais de 1,5 milhões de iPads estavam em uso nas escolas de ensino fundamental, alavancando mais de 20.000 aplicativos educacionais.
-       A cidade de McAllen, 131 mil habitantes, situada no sul do Texas, distribuiu esta semana 6.800 Ipads para os alunos da pré-escola. O objetivo do município é entregar este ano, 25.000 Ipads contemplando alunos até a 12a série. Segundo a professora de estudos sociais, Stacey Banks “isto nos deu uma grande oportunidade de aprimorar nossas habilidades de professores, mudar nosso paradigma sobre como uma sala de aula deve se parecer e como devemos encarar a aprendizagem. Essa emoção, definitivamente, migrou para as crianças”.
-       Em 24/04/2012 , o presidente das Filipinas, Sr Aquino disse que está investindo milhões para que os alunos das escolas públicas do pais tenham acesso a tablets e que os 140.000 professores da rede iniciaram um treinamento para se adequarem ao uso da nova tecnologia...  
-       A cidade de Chicago e várias cidades da Califórnia estão fazendo investimentos milionários para a consolidação do uso de Ipads nas salas de aula. “A fase de teste já passou...
-       O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, anunciou o Projeto Aluno Conectado, que vai doar tablets para os estudantes do ensino médio estadual. A doação dos equipamentos acontece entre os meses de março e julho de 2012 e vai beneficiar 170 mil estudantes, um investimento da ordem de R$ 170 milhões...
-       O governo da Coréia do Sul pretende substituir os livros textos por tablets em todas as escolas públicas nos próximos anos...
Estamos em ano eleitoral.
Este é o momento para os candidatos a prefeitos estudarem, ênfase no ESTUDAREM, o que acontece no sistema educacional de seus municípios e partirem com uma proposta de modernização. A idéia é lançar um projeto inovador, que inclua o treinamento de professores, a adequação das salas de aula, a inclusão de conteúdo programático motivador e alinhado com as melhores práticas mundiais.
Um cuidado especial deve ser tomado para que esta proposta de modernização não se torne mais um meio para o SUPERFATURAMENTO de equipamentos e conteúdos pedagógicos em benefício de vivaldinos, sangue sungas e corruptos que comprometem o desenvolvimento do nosso pais.
O investimento nesta modernização deve ser direcionada exclusivamente para a Educação Pública.
O BRASIL NÃO SUPORTA MAIS OPORTUNISTAS CORRUPTOS...  
Vídeo interessante: http://youtu.be/EV8M6P9st9Q

terça-feira, 17 de abril de 2012

Somos todos iguais?

O que nos torna “Humanos”?

Na história do desenvolvimento do Homem saímos do estágio primitivo, o “Animal”, no qual as únicas preocupações eram sobreviver e reproduzir, para o estágio dito “Humano”.

Neste processo de evolução passamos a nos preocupar, também, com o bem estar de outras pessoas e do meio ambiente.

No passado, não tínhamos escolha. Todas as nossas AÇÕES, reações na verdade, eram focadas no aqui e agora. Nossa imaginação, nossa capacidade de visualizar alem da experiência e da realidade atual eram praticamente nulas. Estávamos presos. Os acontecimentos do presente eram tão opressivos para a nossa capacidade intelectual que só éramos capazes de REAGIR. Visualizar a situação geral, relacionar os fatos e entender que fazemos parte de um sistema complexo e interdependente era impossível para nossa mente subdesenvolvida.

Nossa consciência moral era nula. O mundo era nós, para nós. O bem e o mal, o respeito à integridade e ao direito do outro eram conceitos abstratos demais para serem praticados.

Não tínhamos, ainda, desenvolvido a capacidade de compreender nossas próprias emoções e motivações.

Valores? Que valores possuíamos, se nossa autoconsciência era nula?

Não tínhamos a capacidade de escolher livremente. Não agíamos, simplesmente reagíamos aos estímulos externos.

Neste estágio da evolução ÉRAMOS “ANIMAIS”. Não podíamos ser classificados como “HUMANOS”.

Não existe uma escala para avaliar o grau do desenvolvimento do “HUMANO” nas pessoas. Entretanto, analisando o comportamento atual das pessoas constatamos que NÃO SOMOS TODOS IGUAIS.

Em pleno século XXI existem muitas pessoas retardadas no seu desenvolvimento. Não conseguem compreender o significado da vida, não se sensibilizam com os problemas de outros, só conseguem enxergar a si mesmo. Cometem atrocidades embalados pela ignorância e pelo sub-desenvolvimento.

Eles não estão cientes do que fazem... estão mais para “Animais” do que “Humanos”.

A punição acelera o desenvolvimento do comportamento “Humano”?

A solução está na Educação e na melhoria das condições de vida da população. O problema é que muitas vezes, os responsáveis pela Gestão Pública não são tão “Humanos” para entender as responsabilidades da sua missão.

domingo, 8 de abril de 2012

A imaginação tem mais valor que o conhecimento

A viagem foi tranqüila.

O único incidente foi que a mala da Marlene chegou 10 longos minutos depois da minha. Pareceu uma eternidade. Como o tempo é relativo...

No saguão de saída vi um senhor de chapéu preto com uma placa escrito: “Montanari”.

Chego mais perto e me surpreendo: Fernando! Que bom te ver...

Ele veio nos buscar, pois queria nos dar logo a notícia:

Não será desta vez que vocês se encontrarão com a Carolina. Ela teve que participar de um seminário na Suíça e não retorna antes de vocês estarem de volta ao Brasil... Mas, não se preocupem. Para compensar, para o aniversário do Monta, eu reservei 3 lugares num bistrô muito legal e bastante concorrido, tem apenas 8 mesas... Uma pena que não posso ficar com vocês nestes próximos 4 dias, mas vocês não sentirão minha falta... No dia 05 pego vocês as 19h no hall de entrada do hotel para jantarmos. OK?

Realmente, os 4 dias passaram voando.

Nem ouso falar sobre o encanto desta cidade. Depois de Woody Allen (Meia Noite em Paris) quem consegue retratá-la de forma mais intrigante e romântica? Não dá para não gostar daqui.

Às 7hs do noite, pontualmente, ainda com o sol mostrando sua cara, lá estava Fernando com seu chapéu preto (que peguei para mim). Quinze minutos depois, estacionamos numa viela ao lado da “Rue Saint-André-des-Arts” e após andarmos um pouco chegamos a uma antiga porta rústica, verde e enorme. Acima se lia “Nymphéas du Giverny”.

Estava fechada para o espanto de todos nós!

As luzes estão apagadas, parece não ter ninguém... Não tem problema”. Disse para tentar amenizar a situação. “Por aqui tem tantos lugares legais para jantarmos”.

Não é possível, eu fiz a reserva”, esbraveja Fernando. “Vamos bater na porta. Veja! Tem uma moto aqui, talvez o dono esteja lá dentro” .

Assim que ele bate, a porta se abre e as luzes se acendem : “Surprise”! As mesas estavam todas ocupadas e numa delas Carolina, seu marido e seu filho!

No alto, vejo uma faixa: Monta: Joyeux anniversaire, félicitations et courage!

Que coisa, nunca pensei que fosse me emocionar tanto...

Foram 4 horas fantásticas. Um rito de passagem inesquecível... quem diria que fazer 60 seria tão empolgante...

Na verdade, meu aniversário foi só uma desculpa para o Fernando reunir o grupo que fará a Rota 66, de moto, em Julho... mas, da forma com que ele planejou e organizou o encontro, valeu. Eu senti como se tudo fora feito para mim...

Afinal, como diz meu amigo: “A imaginação tem mais valor do que o conhecimento...”.