segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MEDO DE MUDANÇA



Interessante como o resultado das eleições mexeu com os ânimos de meus amigos. Alguns comemoraram a vitória em São Paulo e Santo André, como se tivessem ganho na loteria, outros ficaram apreensivos com o futuro e externaram tanta raiva como se alguém tivesse violado seus direitos...
Os resultados indicam que a população quer mudança. Diadema depois de tantos anos de PT,  optou pela mudança. São Paulo, depois de tanto tempo de PSDB optou pela mudança. O mesmo aconteceu em Salvador, Santo André, São Caetano e muitas outras cidades.
Eu vejo, que os 30%  da população da capital de SP que “não participaram”   assertivamente do processo (abstenção, votos nulos e brancos) também estão mandando esta mensagem: queremos mudança!
Existe um clamor coletivo, mas silencioso: “Não estamos satisfeitos com o status quo... não confiamos na gestão atual, queremos algo novo... mas, temos muitas duvidas...”
Meus amigos, por que ter medo da mudança, quando está se apresenta de forma coletiva e espontânea?
O RESULTADO FOI UM SINAL DE QUE ELA É NECESSÁRIA. AGORA! JÁ!
Temos que refletir sobre a “necessidade de mudarmos”, tanto os que se consideram “vencedores” e os que acham que foram “derrotados”...
A mensagem foi clara: não dá para ficar na “zona de conforto”.  Todos precisam entregar  resultados, independentemente de partido... a cobrança veio em forma de votos nulos e brancos, em forma de abstenção e em forma de voto em outro partido, qualquer que seja o outro...

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI

Estou anexando um vídeo para refletirmos sobre o uso da tecnologia no ensino fundamental.

Vejam como uma escola pública pode e deve ser…

Não é sem propósito que países desenvolvidos estão fazendo uma revolução no processo educacional, adotando livros digitais interativos, introduzindo a tecnologia na sala de aula e mudando radicalmente o papel do aluno e do professor na escola…

As palavras chaves são: participação, engajamento, colaboração, auto-desenvolvimento

http://www.youtube.com/watch?v=PlWjJfWQtuk&feature=youtu.be

Uso de iPads na sala de aula se trata de APRENDIZAGEM e não de tecnologia.




O mundo mudou.
As necessidades na Era do Conhecimento exigem novas formas de APRENDER e ENSINAR.
Não dá para atender as demandas de conhecimento do século XXI com a maneira tradicional de ensinar. O aluno precisa participar no processo de aprendizagem, ter mais autonomia e se interessar pelo seu auto-desenvolvimento.
O uso do iPad tem se mostrado, no mundo todo, como o instrumento adequado para criar o engajamento, o envolvimento e a participação no processo de aprendizagem.
Eu tive a felicidade de acompanhar uma escola pública do ensino fundamental, aqui no Brasil, e verificar o que foi constatado em outros países: o iPad é a escolha certa.  Crianças de 10 anos deram um show no uso desta tecnologia. 
Presenciei como o uso correto do iPad na sala de aula desperta o interesse, a participação e a colaboração entre os alunos. Presenciei alunos de 10 anos fazendo apresentações maravilhosas, para sua classe, sobre tópicos que pesquisaram na internet que deixariam muitos universitários envergonhados.
Infelizmente, o governo federal e muitos municípios gastam milhões em tablets e netbooks de baixa qualidade e até mesmo notebooks caros que virarão sucata e que não atendem as necessidades atuais de aprendizagem.
Aquisições feitas sem nenhuma proposta pedagógica e sem conteúdo didático de qualidade. Aquisições “técnicas”... Sem se fazer pesquisas adequadas para entender o porquê que a maioria dos países desenvolvidos optaram pelo uso do iPad...
Talvez, “outros interesses” definiram a escolha... afinal, o que esperar de um pais com um gigantesco potencial que continua dormindo em berço expendido... que vergonhosamente é lanterna na qualidade de ensino e obtém performance medíocre nos rankings internacionais...  um pais onde legisladores trabalham 3 dias por semana, formam quadrilhas e delapidam o erário público...
O que esperar de um pais onde dezenas de Centros Universitários e Universidades não conseguem formar turmas nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas por que jovens “não têm interesse” em se tornarem professores...
Falar em iPad na sala de aula não é um luxo, mas sim, uma necessidade.
Precisamos adotar novas práticas e aprendermos novas maneiras de ensinar se quisermos criar cidadãos que contribuirão com o desenvolvimento e crescimento do pais.