O mundo
mudou.
As
necessidades na Era do Conhecimento exigem novas formas de APRENDER e ENSINAR.
Não dá para
atender as demandas de conhecimento do século XXI com a maneira tradicional de
ensinar. O aluno precisa participar no processo de aprendizagem, ter mais
autonomia e se interessar pelo seu auto-desenvolvimento.
O uso do iPad
tem se mostrado, no mundo todo, como o instrumento adequado para criar o
engajamento, o envolvimento e a participação no processo de aprendizagem.
Eu tive a felicidade
de acompanhar uma escola pública do ensino fundamental, aqui no Brasil, e
verificar o que foi constatado em outros países: o iPad é a escolha certa. Crianças de 10 anos deram um show no uso
desta tecnologia.
Presenciei
como o uso correto do iPad na sala de aula desperta o interesse, a participação
e a colaboração entre os alunos. Presenciei alunos de 10 anos fazendo
apresentações maravilhosas, para sua classe, sobre tópicos que pesquisaram na
internet que deixariam muitos universitários envergonhados.
Infelizmente,
o governo federal e muitos municípios gastam milhões em tablets e netbooks de
baixa qualidade e até mesmo notebooks caros que virarão sucata e que não
atendem as necessidades atuais de aprendizagem.
Aquisições
feitas sem nenhuma proposta pedagógica e sem conteúdo didático de qualidade. Aquisições
“técnicas”... Sem se fazer pesquisas adequadas para entender o porquê que a
maioria dos países desenvolvidos optaram pelo uso do iPad...
Talvez,
“outros interesses” definiram a escolha... afinal, o que esperar de um pais com
um gigantesco potencial que continua dormindo em berço expendido... que vergonhosamente
é lanterna na qualidade de ensino e obtém performance medíocre nos rankings
internacionais... um pais onde
legisladores trabalham 3 dias por semana, formam quadrilhas e delapidam o erário
público...
O que esperar
de um pais onde dezenas de Centros Universitários e Universidades não conseguem
formar turmas nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas por que jovens “não têm
interesse” em se tornarem professores...
Falar em iPad
na sala de aula não é um luxo, mas sim, uma necessidade.
Precisamos adotar
novas práticas e aprendermos novas maneiras de ensinar se quisermos criar cidadãos
que contribuirão com o desenvolvimento e crescimento do pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário