Não tenho dúvidas que o iPad é O TABLET que
deveria estar em todas as escolas do
Brasil (públicas e privadas).
Impossível?
Não.
Já que não temos recursos para “um iPad por
aluno”. Precisamos ser mais criativos!
Infelizmente, falta vontade política ou
conhecimento.
Falta de recursos financeiros não pode ser
usado como justificativa.
Se a escola estiver realmente interessada em adotar a tecnologia ideal
para despertar nos alunos a vontade de
aprender, a melhor alternativa é o iPad, e não a lousa eletrônica ou o netbook ou classmate ou tablet “chingling” de 400 reais.
A escola precisaria investir em no projeto UM
iPad POR PROFESSOR.
Um único iPad na sala de aula é uma ferramenta valiosa
para professores e alunos se for usada de forma adequada.
VEJAM A IMAGEM ABAIXO.
Existem várias maneiras do professor projetar
o conteúdo da tela de um iPad para
todos os alunos da sala de aula.
A mais barata, considerando que a grande
maioria das escolas já tem uma TV de LCD, é comprar um iPad e um dispositivo de
R$ 399,00 conhecido por AppleTV (a
caixinha preta da foto acima) .
Este conjunto permite o “espelhamento” do conteúdo do iPad
na TV. SEM O USO DE CABOS!
O
que dá mobilidade ao professor .
Esta é uma excelente maneira de expor os alunos
ao fantástico e maravilhoso conteúdo disponível na plataforma Apple (livros
interativos, vídeos, fotos, musica, acesso aplicativos e acesso internet).
A idéia de usar a tecnologia como parte da
aula é essencial nos dias atuais.
Um
iPad por sala de aula traz ainda o benefício de induzir os professores no
uso dos recursos da tecnologia “touch
screen”.
O professor pode enriquecer sua aula com
apresentações dinâmicas, vídeos
produzidos por ele ou pelos alunos. Entrevistas. Fotos etc
Com esta configuração barata e um pouco de
criatividade é possível envolver e motivar os alunos.
Exemplo de aplicação:
·
Dividir a classe em grupos de 5 alunos.
·
Deixar cada grupo pesquisar um tema na
biblioteca, em casa e/ou em sala de aula usando seus próprios livros.
·
Disponibilizar, por um dia, o iPad para cada
grupo filmar a apresentação do seu trabalho. O vídeo deve ter de 5 a 10
minutos. O vídeo deve ser feito em outra sala longe dos outros alunos.
·
Numa data X, todos os trabalhos seriam
apresentados em sala para todos os alunos.
PRECISAMOS USAR
A TECNOLOGIA PARA DESPERTAR NO ALUNO A VONTADE DE APRENDER E ESTUDAR.
O modelo tradicional de aula não
atende mais as necessidades do pais.
Os alunos precisam se interessar
em aprender por vontade própria.
E como fazê-lo?
Acredito que a idéia de um iPad por
professor funciona!
O que acham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário