O que Spotify, Skype, Candy Crush Saga e Minecraft têm em comum?
Todos foram feitas na Suécia.
Hoje, cerca de 95% da população da Suécia usa a internet.
Desde 1990, praticamente em todas as casas há um PC .
A Suécia está entre os 5 melhores países do mundo inovação tecnológica. Vide "The Global Competitiveness Report 2017".
A Suécia também está entre as nações de melhor desempenho devido ao seu ambiente macroeconômico favorável.
Os cuidados de saúde gratuitos e a educação superior são pagos pelo Impostos de Renda que pode chegar a 60%.
Muitos monopólios públicos foram desregulados, incluindo táxis, eletricidade, telecomunicações, ferrovias e serviços de viagens aéreas nacionais.
Outros serviços públicos, incluindo cuidados de idosos, ensino primário e secundário e pré-escolas, foram terceirizados para empresas privadas.
As taxas de imposto começaram a diminuir, particularmente o imposto sobre corporações, que caiu de 52% em 1990 para 22% hoje - muito inferior à taxa dos EUA de 38,9%.
Um ingrediente vital final para o sucesso das startups da Suécia pode ser uma especial qualidade endêmica na sociedade sueca: a confiança.
O forte nível de confiança está profundamente enraizado na cultura sueca, o que pode explicar por que tantos suecos confiam no governo.
Funcionários são mais propensos a serem inovadores quando seus empregadores confiam neles dando um maior nível de autonomia em seus papéis. Igualmente, os funcionários são mais propensos a ser colaborativos quando confiam em seus colegas.
Na Suécia estão as maiores empresas de tecnologia da Europa e o número de “Unicórnios" - empresas de tecnologia que valem mais de 1 bilhão de dólares - só perde para o Vale do Silício nos Estados Unidos.
As startups Suecas tem valor de mercado de 35,9 Bilhões de dólares !
Baseado no artigo de 12/10/1997 de John McKenna para o Forum Econômico Mundial
Nenhum comentário:
Postar um comentário