terça-feira, 30 de setembro de 2014

Inhotim

Vale a pena conhecer Inhotim...
Nem parece Brasil.









.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Para ganhar é preciso perder


Tenho um amigo que se considera “diferente”. 
É contra o PT, mas vai votar na Dilma…
Esta semana eu tive a oportunidade de tomar um café com ele. Questionei se ele não estava sendo incoerente:
“Votar na Dilma? Você que diz para todo mundo que o PT é uma m…?”
“Você não entende?  Se a Dilma for reeleita, a situação do Brasil vai piorar tanto, mas tanto, que irá detonar a imagem do PT para sempre e o partido vai se enfraquecer muito! Para ganharmos é preciso perder”.
Ce tá louco? Votar para arruinar a economia Brasileira com o objetivo de destruir a imagem de um partido?" 
“Esse é o preço que precisamos pagar… Só assim esse povo vai enxergar a verdade. A Dilma e o PT se tornaram um risco para o Brasil… tem que doer… Acredite em mim, sou um estrategista …”.
Mudei de assunto. Comecei a falar da minha viagem… o papo estava me deixando triste.
Ainda bem que sou um sentimental que discorda deste conceito de que “os fins justificam os meios”.
Viva a Marina que propõe o fim das reeleições! 

Que os marketeiros e estrategistas políticos paguem pelos seus pecados aqui na Terra e ardam no fogo eterno do Inferno… palavras de um ateu.

.

domingo, 21 de setembro de 2014

OH! The Places you'll go



Dr Seuss tem razão:

"Tem muito espaço e ar fresco lá fora"

"Você tem miolos dentro da sua cabeça
Você tem dedos dentro do seu sapato
Você pode apontar seu nariz na direção que quiser seguir"

"Você sabe o que quer

e é a pessoa que vai decidir aonde ir”

Kuopio:Finlandia
fotos: Montanari

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Alguém está sentado neste banco?






Nos dias atuais, mais do que nunca, precisamos de:

1- PORTO SEGURO
2 - CONFIDENTE

PORTO SEGURO é um lugar físico onde possa refletir sobre sua jornada, consertar os danos psicológicos que sofreu, renovar o estoque de recursos emocionais e recalibrar sua bússola moral.

CONFIDENTE é alguém com que possa falar sobre o que está se passando no seu coração e na sua cabeça sem medo de ser julgado ou traído.  
Obs.: Não confundir confidente com aliado. 
Confidente normalmente é alguém que NÃO trabalha com você.

Infelizmente, poucas pessoas tem a felicidade de encontrar “seu  porto seguro" e “seu  confidente"…
Consequência: stress e pior desempenho na vida profissional.

Coragem!


Obs.: recomendação dos professores de Harvard: Heiftetz e Linsky
          foto: Montanari - Local: Savonllina - Finlandia 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Políticos, Corrupção e a Teoria da “Janela Quebrada”




Se uma "janela" é quebrada e não é consertada, quem passa por ali conclui que ninguém se importa com aquilo e que não há ninguém no controle.

Em breve, "outras janelas" aparecerão quebradas, e a sensação de anarquia  se espalhará, enviando a mensagem que aqui tudo vale.

A corrupção é contagiante - assim como a tendência da moda - e pode começar como no caso de uma “janela quebrada” e se espalhar por toda a comunidade.

A aceitação de que “caixa 2” para financiar campanhas eleitorais é um delito inofensivo determinou o Ponto da Virada para crimes muito mais graves. (A história se encarregará de demonstrar isto aos ingênuos e cegos seguidores de determinados partidos…)

Minha esperança está no fato de que a teoria da janela quebrada se baseia no princípio de que a epidemia pode ser revertida, pode dar uma guinada, consertando-se detalhes “mínimos" do ambiente.

A teoria da janela quebrada é um argumento ambiental.
Ela afirma que o comportamento é função do contexto social.

Políticos e partidos são profundamente sensíveis ao ambiente. Estão alertas aos sinais e são motivados a cometer crimes baseados na suas percepções do universo ao redor. 

Existem ocasiões em que políticos e partidos alteram seu comportamento de modo significativo pela simples mudança de detalhes da situação em que se encontram… 
Nestas ocasiões bons políticos e bons partidos podem cometer crimes (e cometem) que jamais aceitaram ou sonhavam que praticariam… 

Para reduzir a corrupção em nosso país é preciso criar um movimento contagiante contra “janelas quebradas”. 
E por incrível que pareça, para se criar um movimento contagiante é necessário gerar antes vários pequenos movimentos. E para isto as redes sociais podem ser muito poderosas… Nos falta massa crítica…

Baseado no livro "The tipping point”

foto: Montanari 

local: Helsinki 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Viajante solitário



"Eu sou verdadeiramente um "viajante solitário" que nunca pertenceu ao meu país, minha casa, meus amigos, ou minha família com todo o meu coração apesar de todos os laços… eu nunca perdi um senso de distância e uma necessidade de solidão - sentimentos que aumentam com os anos" .


Einstein 

Incompetentes ou Irresponsáveis?



Gestores são planejadores com uma perspectiva de longo prazo. Gestores são autoridades que insistem em decisões nas quais o futuro pesa mais que o presente. Por outro lado procuram gratificações imediatas. Estes dois lados estão em constante conflito. 


Será que isto se aplica a gestores públicos? Existe realmente o conflito?
Ou o foco no presente, no aqui e agora,  é dominante?
Vejamos o caso do nossa querida Presidenta
PLANEJAMENTO é um processo em que se determina um conjunto integrado de ações e procedimentos para a consecução de um ou mais objetivos.
Objetivos de curto ou longo prazo? Objetivos pessoais ou coletivos? 
O gestor deve dominar a arte de decidir sobre o quanto se deve sacrificar o presente em troca de um futuro melhor.  
Saber onde, quando e quanto investir tempo e recurso faz parte de suas atribuições básicas.
O gestor público, em especial, tem a obrigação moral de olhar o todo e, não só, o interesse de seu partido. Nossa Presidenta é um gestora. O resultado de suas ações demonstra que falhou na essência da sua função. Não há desculpas. Falhou na alocação de recursos e na nomeação de pessoal sob seu comando. Falhou no planejamento do longo prazo.  
A conta de uma gestão pública ineficiente, por incompetência ou irresponsabilidade,  está sempre endereçada para a população... é ela quem paga esta conta e com juros... Muitas vezes, tempos depois do gestor deixar seu cargo... 
Qual a punição para um gestor público ineficiente? 
Destituição do cargo? 
Isto é pouco!
Gestores ineficientes precisam ser desmascarados publicamente. Sua incompetência precisa ser exaltada para que  sintam e descubram que não são especiais. Eles precisam sentir que estão ocupando um cargo, desempenhando uma função e isto não os tornam superiores nem merecedores de privilégios. 
Nossa Presidenta Dilma é só mais uma, entre as centenas de gestores que não percebem (e se percebem não se importam) que sua incompetência afeta a qualidade de vida (ou a própria vida) de muitas pessoas.  Quem sabe, talvez até durmam tranquilos porque acham que fizeram o melhor possível. Só não entendem que o melhor possível não é o suficiente...  

Nada como a ignorância para reinar tranqüilo..
(reeditado)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Um sentido para a vida?




Se queremos viver não somente de momento a momento, mas na plena consciência da existência, então a nossa maior necessidade e a nossa mais difícil realização é encontrarmos um sentido para a vida
A compreensão do sentido da vida de cada um não se adquire de repente, em determinada idade, nem mesmo quando já tivermos chegado à maturidade cronológica. 
Pelo contrário, a maturidade psicológica consiste na aquisição de uma segura compreensão do que pode ou deve ser o sentido da nossa vida. E esta realização é o resultado final de uma longa evolução: em cada estágio procuramos, e temos de encontrar, um mínimo de sentido, adequado à forma como o nosso espírito e a nossa compreensão já evoluíram.
Bruno Bettelheim