domingo, 26 de abril de 2015

Um exemplo a ser copiado: Ensinar para aprender


A Google acredita que  encorajando seus funcionários a se tornarem "professores" acaba criando um ambiente melhor para se trabalhar e mais criativo.

Em 2013, os funcionários deram mais de 2.000 "aulas" para educar seus próprios colegas.

Além dessas "palestras formalizados", os engenheiros do Google criaram um sistema simples de apoio para manter os funcionários felizes.  Os funcionários mais especializados oferecerem-se para se tornarem “conselheiros técnicos”.

Quem participa ensinando também aprende.  Os "professores" melhoraram suas habilidades de escuta, empatia e auto-consciência, tornam-se melhores gestores e até mesmo melhores cônjuges… 

Os funcionários da Google também criaram um programa chamado "Guru" em que os voluntários aconselham os outros funcionários sobre temas específicos, como o aconselhamento de carreira, liderança, vendas e até mesmo como cuidar de filhos…

Segundo a Google treinar uns aos outros, não só poupa dinheiro, mas também cria o espirito de comunidade.

Por incrível que pareça, um grupo de funcionários da extinta fábrica LG-Philips de Capuava adotou um sistema semelhante há 20 anos. Foi uma fase maravilhosa da minha vida profissional. Lá eu vivi o significado de uma gestão realmente participativa. 

Colegas, o que fizemos lá em Capuava, a Google pratica ainda hoje e o mundo reconhece como inovação em gestão! 

Ai se todas as empresas fossem assim…


baseado no artigo de Jillian d'Onfro do Business Insider’s
...
..
.

sábado, 25 de abril de 2015

Como salvar o PT ?



O PT não pode morrer!
Pensei muito e acredito que achei a solução para salvar o PT.

São ações simples e se forem executadas o PT será salvo e se tornará um Partido respeitado novamente.

1- Dilma pede licença e se desfilia do PT alegando que  a "vaca tossiu".

2- Lula se desfilia do partido alegando que se sente culpado por nunca saber de nada: “Não posso penalizar o PT pela minha ignorância"

3- Zé Dirceu e todos os mensaleiros (mesmo os que já cumpriram pena) se desfiliam do partido e justificam: “Fomos ingénuos. Para limpar a imagem do Partido sairemos de cena. O PT é maior do que todos nós”.

4- Todos os indiciados no caso Petróleo (julgados ou não) se desfiliam do partido: “Nosso sacrifício é por uma causa maior: a imagem do PT"

5- Todos os petistas que se manifestaram pró-Chaves nas redes sociais se desfiliam do partido: “Não podemos deixar a imagem do partido estar associada a apoiadores um ditador incompetente" .

6- Todos os petistas que acreditam que Stédile, “chefe" do MST é bom para o Brasil se desfiliam do PT: “Os meios não justificam os fins. Nossa visão estava errada e não podemos deixar o partido sofrer por isto”.

7-Todos os petistas que acreditam que existe uma conspiração da mídia escrita ou televisiva contra o partido se desfiliam do PT voluntariamente: “Nossa obsessão de achar que todos que criticam o partido são inimigos prejudica a imagem do partido. O Partido deve não deve comportar em seus meios quem não aceita críticas. Saímos por um bem maior.”

MINHA CONCLUSÃO:

SÓ O PT PODE SALVAR O PT. 
.
.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Não existe almoço grátis

"There is no free lunch"


Neste domingo, almocei com um colega que é o COO de uma multinacional que tem fábricas nos 5 continentes. 

Ele me contou que há 8 anos foi transferido da fábrica aqui do Brasil para a fábrica americana.

Ele me confessou: "Já primeira semana, sem conhecer bem minha equipe  e minha nova fábrica,  tive que receber um cliente muito importante: força aérea americana”.

Ele observou que toda vez que era servido um café, os militares americanos tiravam 1 dólar do bolso e jogavam dentro de um grande vazo de vidro que ficava sobre a mesa.

Quando foi servido um coca-cola eles jogaram 2 dólares. 

No final da reunião, ele foi questionar seus subordinados. “O que é isso? Recebemos o cliente em nossa casa, e vocês cobram pelo café?”

A resposta não poderia ser mais surpreendente: 

"Para os militares americanos não existe free lunch
Eles não aceitam nada de graça, nem café, nem almoço,  nem qualquer tipo de presente. 
Para tudo existe um procedimento escrito. 
Até para o código de conduta.”

Eles não aceitam a idéia de serem associados a imagem de corruptos ou subornáveis. 

O que se recebe de graça, tem um preço muito alto…

Será que um dia nossos partidos políticos entenderão isto?

As "doações" que os partidos recebem tem um custo muito, mas muito alto para o Brasil.

Como os americanos dizem: 
"Não existe almoço grátis. Alguém sempre paga a conta…”
….














segunda-feira, 6 de abril de 2015

O valor da Presidente DILMA


Pesquisadores de Harvard desenvolveram um índice que tem como meta indicar quão bem o líder pode desempenhar sua atividade.

E SE ESTE ÍNDICE FOSSE APLICADO A NOSSA PRESIDENTE DILMA?
Qual seria o resultado de 0 a 100% ?

Antes de chutarmos um valor, vamos entender o que compõe este índice.
Ele está baseado em 2 dimensões:
A INDIVIDUAL e a ORGANIZACIONAL.
A dimensão INDIVIDUAL é focada nas qualidades pessoais do Líder.
A dimensão ORGANIZACIONAL é focada na organização criada pelo líder.

A dimensão INDIVIDUAL mede 5 atributos

1-Proficiência pessoal: Até que ponto a presidente Dilma demonstra as qualidades pessoais para ser uma líder eficaz (por exemplo, comportamentos intelectuais, emocionais, sociais, físicos e éticos)?

2-Estrategista: Até que ponto a presidente Dilma articula um ponto de vista sobre o futuro do país e se ajusta de acordo com o posicionamento estratégico?

3-Executor: Até que ponto a presidente Dilma faz as coisas acontecerem e entrega o que foi prometido?

4-Gerente de pessoas: Até que ponto a presidente Dilma constrói  competências, compromissos e contribuições com sua equipe?

5-Liderança diferenciada: Até que ponto a presidente Dilma se comporta de acordo com as expectativas da população Brasileira?

A dimensão ORGANIZACIONAL mede 5 atributos:

1- Capacidade Cultural: Até que ponto a presidente Dilma cria em todo o poder executivo uma cultura focada no bem estar da população?

2-Gestão de talentos: Até que ponto a presidente Dilma gerencia os talentos de seus ministros?

3- Gestão de desempenho: até que ponto a presidente Dilma adota práticas de avaliação de desempenho que reforçam os comportamentos corretos de seus ministros?

4-Informações: Até que ponto a presidente Dilma gerencia o fluxo de informações  entre seus ministros, congresso, judiciário e a população?

5-Práticas de trabalho: Até que ponto a presidente Dilma gerencia seu ministério para lidar com o crescente ritmo da mudança no ambiente do país?

Não é fácil avaliar estes 10 atributos de forma imparcial.

Entretanto, se nós pudéssemos analisar as informações disponíveis na mídia com base nestes quesitos poderíamos fazer uma avaliação mais fundamentada do porquê as ruas defendem o FORA DILMA.

PS.: O livro “Wisdow of Crowds” (Sabedoria das Multidões) de James Surowiecki alega que as estimativas das multidões é sempre melhor do que a qualquer membro do grupo.


O que as ruas estão dizendo?
......
..

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ficar velho ou permanecer jovem?



O escritor Roy Spencer disse acertadamente:

"Quando você é uma criança, cada dia está cheio de novidades, cheio de novas experiências. Conforme você envelhece, seus novas experiência (firsts) tornam-se cada vez mais raras. Se você quiser se manter jovem, você tem que continuar tentando fazer coisas novas". 

Jim Collins, guru da administração, tem uma frase perfeita: "Você é tão jovem quanto as coisas novas que você faz”.

É necessário comprometimento pessoal  (especialmente quando a gente chega na idade que a barriga começa a crescer e o cabelo a cair) para questionar se estamos aprendendo tão rápido quanto o mundo está mudando. 

A necessidade que sentimos de crescer, de aprender, a nossa ambição profissional e novos desafios nos mantém ligados, ativos,  atentos e interessados. 

Não há tédio, nem rotina quando se tem uma missão desafiadora no trabalho pois estamos sempre aprendendo algo novo. 

Entretanto, essa ambição eventualmente diminui com o tempo e ficamos mais acomodados do que conseguimos admitir para nós mesmos. Paramos de aprender coisas novas, experimentar coisas novas e de nos relacionarmos com pessoas novas… Um desastre para quem exerce cargo de liderança.

Já tentou ler um livro chato as 11 horas da noite? O sono chega rapidinho. Agora, se você estivesse assistindo um filme legal, tomando uma cerveja com pessoas interessantes ou fazendo algo que gosta, você estaria mais elétrico, mais energizado. 

Essa energia que você tem quando está fazendo algo que gosta é o ZEST

Para não envelhecermos, mais importante que manter nossa ambição é preciso manter nosso ZEST.

E para manter o ZEST é necessário estar interessado em coisas novas…

Como disse, William C Taylor, “ O QUE VOCÊ APRENDE ACIMA DO QUE VOCÊ JÁ SABE É O QUE CONTA…”