segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Eu, você, Einstein e o cheque especial ecológico


“A explosão da bomba atômica é a menor das 3 explosões que marcarão o futuro da humanidade”. Esta frase, dita por Einstein para Abbé Pierre, um sacerdote católico francês serve para refletirmos sobre como devemos agir com relação ao “consumo” e ao uso da informação.

Segundo Einstein, “a segunda explosão será a demográfica, a explosão da vida. Nada poderá pará-la. Os progressos da medicina reduzirão a mortalidade infantil muito mais depressa do que vai diminuir a natalidade. Vamos ver explodir algumas partes da Terra. E o equilíbrio do planeta vai ser comprometido”.

Finalmente, “a terceira, a explosão do conhecimento. Instantaneamente, todas as noticias serão conhecidas. Os pobres vão começar a sofrer por sofrerem. Um dirigente que conseguir por a mão sobre os meios de informação será capaz por meio de qualquer noticia falsa, fazer erguer mil milhões de humanos contra outros mil milhões."

Terça-feira, 23 de Setembro de 2008 foi o "dia da superação", o "earth overshoot day" do ano. A data em que a população humana esgotou os recursos produzidos em um ano pela camada viva que envolve a Terra - a biosfera ou ecosfera. Desde então, estamos além do que o planeta nos oferece - sua biocapacidade. Traduzindo, estamos NEGATIVOS NO CHEQUE ESPECIAL ECOLÓGICO: estamos consumindo mais do que a Terra é capaz de produzir. COMPROVADAMENTE.

Um relatório emitido recentemente pela WWF e Global Footprint Network mostra que daqui a 50 anos a humanidade vai precisar de 2 vezes mais do que nosso planeta pode fornecer.

Hoje, o planeta leva 1,3 anos para “produzir” o que foi “consumido” em 1 ano, “ecologicamente” falando. Este comportamento levará ao término dos ativos ecológicos do planeta, a sangria dos recursos do planeta, como florestas, oceanos e terra agricuturável, afetando perigosamente a econômica.

Alguns países já consomem muito mais do que podem produzir “ecologicamente”  falando. Veja quantos planetas seriam necessários se o padrão de consumo, de todas as pessoas da Terra, fosse como a dos países abaixo:

Estados Unidos: 5,4 Planetas Terra

Canadá:               4,2 Planetas Terra

Inglaterra:             3,1 Planetas Terra

Em 1971, o ecologista Paul R. Ehrlich, publicou o best-seller "La Bombe P". Nele, denunciou a "proliferação humana", que compara a um "câncer": "carros demais, fábricas demais, detergentes demais, pesticidas demais... óxido de carbono demais. A causa é sempre a mesma: gente demais na Terra".

Felizmente, a taxa de crescimento populacional reduziu dramaticamente dos anos 70 para cá, mas, não resolveu o “X” da questão.

O relatório, Perspectivas do Meio Ambiente para 2030, publicado em 2008 pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é assustador:  aquecimento de 1,7 a 2,4 graus centígrados em 2050. Seca, tempestades, inundações, destruição das infraestruturas. Empobrecimento dos  ecossistemas. O crescimento do "estresse hídrico" para 3 bilhões de pessoas - uma água mal distribuída e maior poluição do ar.

Especialistas da OCDE afirmaram: "A população não representa um problema em si. As pressões exercidas sobre os recursos naturais e o meio ambiente não vêm do número de habitantes, mas de seus hábitos de consumo".

Qual a saída? O que cada um de nós pode fazer?

Usar a 3ª bomba de Einstein, “O poder da informação”, para o “bem” do Planeta.

Só assim evitaremos a violência como meio de resolução de conflitos.

Só assim evitaremos o consumo irresponsável causado por uma população excessiva.

Precisamos fazer nossa parte: Consumo e Informação responsáveis.

MUDAR É POSSÍVEL !

Coragem!