sexta-feira, 3 de julho de 2009

Eleições, Vida e Morte


A perspectiva da morte torna insignificante as disputas cotidianas.

A vida, de repente, tem outra dimensão, a escala de valores se altera a tal ponto que conseguimos enxergar nossos problemas com isenção e sentir que, não eram problemas de verdade ou não eram, de forma alguma, graves.

A perspectiva da morte dá a verdadeira noção do significado da vida.

Qualquer candidato a qualquer cargo eletivo, deveria ter a personalidade de um “twice born” de William James, descrita no seu livro “The Varieties of Religious Experience”.

As pessoas “nascidas duas vezes” não tiveram uma vida fácil ou linear. Suas vidas foram marcadas por uma contínua luta para obtenção de um senso de ordem e identidade. Suas visões de mundo são bem diferentes das pessoas “nascidas uma vez”.

Para os “nascidos duas vezes” o senso do eu deriva de um sentimento de profunda separação.

O sentimento de “pertencer” é uma característica das pessoas nascidas uma vez. “Se alguém se sente como membro de instituições, contribuindo para o seu desenvolvimento, então esta pessoa preenche uma missão na vida e sente recompensada por ter um ideal. Esta recompensa transcende ganhos materiais e responde ao mais fundamental desejo de integridade pessoal que é obtido pela identificação com a instituição existente.

Líderes tendem a ser do tipo com personalidade ´nascido duas vezes´, pessoas que se sentem separadas de seus ambientes, incluindo outras pessoas. Eles podem trabalhar em organizações, mas nunca pertencem a ela.

O senso do que eles são não depende de “ser membro, afiliado”, regras de trabalho, ou outro indicador de identidade social.

O que parece surgir desta idéia de separação é alguma base para explicar porque certos indivíduos procuram oportunidades para mudança. A mudança pode ser em qualquer área, mas o objeto é o mesmo: alterar profundamente as relações humanas, econômicas, e políticas.

Líderes adotam uma atitude pessoal e ativa com relação às metas. Eles são ativos em vez de reativos, eles formulam ou moldam idéias em vez de responder a elas. A influência que os líderes exercem na alteração do estado de espírito, evocando imagens e expectativas, e estabelecendo desejos e objetivos específicos determinam a direção que o negócio toma. O resultado desta influência é mudar o modo das pessoas pensarem sobre o que é desejável, possível e necessário”.

Políticos e Reitores não podem ser simples “gestores nascidos uma vez”. Atributos como honestidade e integridade são tão básicos como saber ler e escrever e não os qualificam a se candidatarem a tal posto.