quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Políticos, Eleitores e o Erro Fundamental de Atribuição



Walter perdeu seu pai aos 6 anos. Sua mãe, uma dona da casa determinada deu um duro danado para criá-lo.

Pelo que sei, Walter sempre estudou a noite. Começou trabalhar cedo. Aos 12 já lavava peças numa oficina de autos no Bom Pastor.

Seu sonho era ser engenheiro. Com sacrifício conseguiu entrar na FEI.

Trabalhou por 6 anos, em Ribeirão Pires na Fábrica Constanta Eletrotécnica, no 3º turno, enquanto cursava a faculdade.

Sua vida era uma loucura. Os colegas o ajudaram muito. Desdobravam-se para fazer o seu serviço, enquanto tirava um cochilo prolongado no vestiário na hora da janta. Ele literalmente foi adotado pelos colegas. Se cotizaram e cada dia um trazia de casa a “marmita para Waltinho”. Ajudavam em tudo que podiam. Queriam vê-lo engenheiro e longe do chão de fábrica. E conseguiram...

A Constanta fechou as portas.

Walter está há muitos anos nos Estados Unidos.

O caso dele me faz acreditar que não é tão difícil assim fazer a diferença para alguém. Basta querer e estar no ambiente adequado.

A situação que vivemos é determinante para a formação do nosso caráter. Walter é a prova viva disto. Seus colegas e seu ambiente de trabalho foram mais importantes que sua própria mãe para a formação de sua personalidade.

Quando vejo nossos senadores na tribuna, complacentes, displicentes, arrogantes, discursando e defendendo o indefensável, penso que a falta de caráter destes políticos tem mais haver com o ambiente e a situação que vivem do que com a formação que receberam.

Um amigo psicólogo me disse: “Caráter é mais um pacote de hábitos, tendências e interesses dependentes das circunstâncias e do contexto, do que traço fundamental das pessoas”.

HONESTIDADE DEPENDE MUITO DA SITUAÇÃO E DO CONTEXTO!

A única saída para este país é mudar o “contexto” de Brasília. Precisamos criar o clima, o estado de espírito sonhador, o contexto que viviam aqueles trabalhadores que tinham como meta ver um deles se tornar engenheiro...

RENOVAÇÃO É O QUE PRECISAMOS.

Sem massa crítica, sem muitos políticos novos não vamos mudar esta pouca vergonha que virou o PT, o PMDB e o nosso SENADO. O "Contexto" vai continuar a ditar o padrão de comportamento e o caráter de quem pisar lá.

NÃO REELEJA NINGUÉM!