terça-feira, 17 de maio de 2022

Ladrões da Liberdade de Escolha.

 



Doutrinação religiosa ou política na infância tira da criança a liberdade de refletir e da Humanidade de se desenvolver mais rapidamente.

Quanto do conflito entre Judeus e Muçulmanos, do preconceito contra LGBTQIAPN+, do preconceito racial, da hostilidade a imigrantes é fruto de valores religiosos, políticos ou nacionalistas impostos à criança na sua infância?

Uma vez que a criança passa a acreditar nos pressupostos impostos pela religião, pela política partidária ou pelo sentimento nacionalista, crescerá um adulto que agirá de forma consistente com estes pressupostos ou valores.    

Às crianças deveriam ser ensinados valores universais de respeito a vida, ao próximo e ao meio ambiente, e não aqueles limitados por uma religião ou agremiação política. 

Posteriormente, com conhecimento suficiente, optaria por ser um ateu ou adotaria os preceitos de uma religião específica. 

A criança não cresceria sendo um adulto que odeia ou rejeita o diferente. 

A criança cresceria e se tornaria um adulto que, acima de tudo, entende que o outro é um Ser Humano, não um pessoa discriminada pela sua nacionalidade, cor da pele, orientação sexual ou religiosa.

Eu acredito que a Humanidade está longe de abandonar seus feudos e seus cercadinhos primitivos, mas se sobreviver a si mesmo conseguirá.