terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O pais do futuro não sabe matemática

fonte: OCD DATA BASE: http://www.oecd.org/dataoecd/54/12/46643496.pdf

A visão simplista de um mundo composto por países ricos e bem educados e países pobres e mal educados está ultrapassada.

Entretanto, o bom resultado educacional continua sendo um forte previsor do crescimento econômico, e o crescimento econômico tem relação direta com a melhoria na qualidade de vida.

Como olhar o Brasil do futuro tendo como base o ultimo resultado do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Aluno)?

Alguém duvida que nosso sistema educacional freia o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida?

Nosso pais, o mais “rico” do mundo (considerando o que a Amazônia representa para a humanidade) é um dos que menos sabe matemática (57o colocado entre 65 países avaliados)!

O resultado do sistema educacional, comprovadamente, não pode ser previsto somente pelo montante investimento, mas principalmente pela qualidade e utilização do investimento.

E ai reside nosso maior problema: Políticos incompetentes, corrupção e uma sociedade apática e não engajada na melhoria da educação alimentam o baixo desempenho dos alunos, retardam a melhoria da qualidade de vida e a manutenção do status quo.

Pais, professores e gestores não tem o direito de se omitir.

Educação de boa qualidade é a base para um futuro melhor.