quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

...e Deus foi ao inferno para se encontrar.

“Vamos para Itú? Vai fazer sol o dia inteiro neste domingo?”

“De triciclo?” perguntou Marlene?

“Claro!”

E lá fomos nós.

Quando chegamos, Fernando já estava lá em baixo para nos receber. Apontou com as duas mãos para o Azul do Céu como estivesse fazendo um agradecimento aos deuses e acenou, como estivesse nos apresentando o Verde do seu Condomínio de luxo. “A jornada é o propósito! E tem gente que procura um significado, um porquê da jornada... Percorrer o caminho é um Privilégio. Conseguir ver e sentir é a Recompensa e, isto é tudo o que importa... Vocês, de triciclo, vivenciaram uma verdade metafísica... Me encontrar aqui não foi o propósito de terem vindo!”

“E tem gente que vai longe para se encontrar”. Retruquei.

“Você tem razão, eu...” tentou responder Fernando.

“E assim que vocês se cumprimentam, depois de tanto tempo sem se verem?” Interrompeu Marlene, pensando que eu me referia ao fato de Fernando ter acabado de voltar de São João do Carú, onde fazia trabalho voluntário e que minha afirmação o ofendera.

Olhei para Fernando que me abraçando sussurrou: “Gustav Van Doorn...”

Com este gesto, Fernando demonstrou que havia entendido que minha afirmação se referia ao texto do belga Van Doorn: “Deus foi ao inferno para se encontrar”. Neste texto, o professor, relata a experiência maravilhosa que é ver, sentir e compreender quão remota é a possibilidade da existência de vida inteligente. Este é “o” milagre. Fruto do acaso. Não há Criador, nem criação intencional. Somos parte de um Todo que é, em essência, a negação do Nada Absoluto. A Força que move o Universo é a Necessidade de Ser... Segundo o autor, as religiões, a certeza da existência de um Deus, a convicção que a vida humana tenha um propósito e a crença na vida pós-morte são necessárias nesta fase do desenvolvimento da humanidade. “Estamos na infância... Não nos demos conta, ainda, de quão espetacular é o fato de estarmos aqui e podermos ver e sentir... Nossa jornada justifica a nossa existência... O ódio, a inveja, o patriotismo, a ambição desmedida, os cultos religiosos, as guerras, a devastação da natureza são alguns dos sinais da falta de amadurecimento... Quando formos evoluídos entenderemos que percorrer o Caminho (viver) é “o” privilégio... passaremos a adorar e a venerar a Vida... mas, até lá Deus (simbolizando a humanidade) precisará ir até o inferno para se encontrar...”.

“Estava com saudades de nossos papos. Vamos entrar...”