terça-feira, 19 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO COMO INVESTIMENTO

Vale a pena estudar?

Vale a pena investir seu dinheiro fazendo um determinado curso de graduação ou pós-graduação?
Quando estudei na Universidade de Chicago ouvi, pela primeira, o conceito de calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI) do curso em questão. 
Como é feito o cálculo: 
É considerado o aumento líquido do seu salário por ter feito o curso menos as despesas totais com o curso (mensalidades, hospedagem etc) e menos o que você ganharia se NÃO tivesse feito o curso. 
OU SEJA, O GANHO LIQUIDO POR TER FEITO O CURSO É CONFRONTADO COM O INVESTIMENTO FEITO.
Abaixo apresento um cálculo de 2014 do Curso de "Ciências da Computação" de apenas 5 Universidades Americanas. Entretanto, é possível saber o resultado de dezenas cursos como Engenharia, Artes, Administração, Economia, Enfermagem etc e de centenas de Universidades Americanas. Coloquei o link abaixo da foto.
Os cálculos são feitos com os valores nominais das mensalidades (sem descontos e bolsas) e com todas as despesas de moradia (considerando o aluno morando no campus). Alguns críticos consideram que o retorno é maior, pois as despesas reais são menores e não é levado em conta outros benefícios além do salário.
De qualquer forma o retorno médio de 20 anos é BOM. Compare com a POUPANÇA rende líquido mais ou menos 6% ao ano ou a BOLSA que rende mais ou menos 10% ao ANO.
CONCLUSÃO ESTUDAR É UM BOM INVESTIMENTO.

Lá eles fazem comparação também POR UNIVERSIDADE. 
Quando estudei um dos argumentos para se fazer o MBA lá era exatamente este: RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO.

Informações detalhadas podem ser vistas em: