quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Viajante solitário



"Eu sou verdadeiramente um "viajante solitário" que nunca pertenceu ao meu país, minha casa, meus amigos, ou minha família com todo o meu coração apesar de todos os laços… eu nunca perdi um senso de distância e uma necessidade de solidão - sentimentos que aumentam com os anos" .


Einstein 

Incompetentes ou Irresponsáveis?



Gestores são planejadores com uma perspectiva de longo prazo. Gestores são autoridades que insistem em decisões nas quais o futuro pesa mais que o presente. Por outro lado procuram gratificações imediatas. Estes dois lados estão em constante conflito. 


Será que isto se aplica a gestores públicos? Existe realmente o conflito?
Ou o foco no presente, no aqui e agora,  é dominante?
Vejamos o caso do nossa querida Presidenta
PLANEJAMENTO é um processo em que se determina um conjunto integrado de ações e procedimentos para a consecução de um ou mais objetivos.
Objetivos de curto ou longo prazo? Objetivos pessoais ou coletivos? 
O gestor deve dominar a arte de decidir sobre o quanto se deve sacrificar o presente em troca de um futuro melhor.  
Saber onde, quando e quanto investir tempo e recurso faz parte de suas atribuições básicas.
O gestor público, em especial, tem a obrigação moral de olhar o todo e, não só, o interesse de seu partido. Nossa Presidenta é um gestora. O resultado de suas ações demonstra que falhou na essência da sua função. Não há desculpas. Falhou na alocação de recursos e na nomeação de pessoal sob seu comando. Falhou no planejamento do longo prazo.  
A conta de uma gestão pública ineficiente, por incompetência ou irresponsabilidade,  está sempre endereçada para a população... é ela quem paga esta conta e com juros... Muitas vezes, tempos depois do gestor deixar seu cargo... 
Qual a punição para um gestor público ineficiente? 
Destituição do cargo? 
Isto é pouco!
Gestores ineficientes precisam ser desmascarados publicamente. Sua incompetência precisa ser exaltada para que  sintam e descubram que não são especiais. Eles precisam sentir que estão ocupando um cargo, desempenhando uma função e isto não os tornam superiores nem merecedores de privilégios. 
Nossa Presidenta Dilma é só mais uma, entre as centenas de gestores que não percebem (e se percebem não se importam) que sua incompetência afeta a qualidade de vida (ou a própria vida) de muitas pessoas.  Quem sabe, talvez até durmam tranquilos porque acham que fizeram o melhor possível. Só não entendem que o melhor possível não é o suficiente...  

Nada como a ignorância para reinar tranqüilo..
(reeditado)