quarta-feira, 28 de junho de 2017

A diversidade aumenta a efetividade na implementação de ideias ?

...
...
A diversidade aumenta a efetividade na implementação de ideias ?
Basedo no artigo de Tomas Chamorro-Premuzic

Há uma diferença entre gerar idéias e implementar ideias. 
Embora a composição da equipe diversificada parece conferir uma vantagem quando se trata de gerar uma gama mais ampla de idéias originais e úteis, estudos experimentais sugerem que esses benefícios desaparecem quando a equipe é encarregada de decidir quais ideias selecionar e implementar, presumivelmente porque a diversidade dificulta o consenso . 
Uma meta-análise de 108 estudos e mais de 10.000 equipes indicaram que os ganhos de criatividade produzidos pela maior diversidade de equipes são interrompidos pelos conflitos sociais inerentes e déficits de decisão que as equipes menos homogêneas criam. 
Por conseguinte, seria sensato que as organizações aumentassem a diversidade em equipas centradas na  geração de ideias, e utilizem equipes mais homogêneas implementar essas ideias. 

Essa distinção reflete as competências psicológicas associadas ao processo criativo: o pensamento divergente, a abertura para a experiência e a mente errante são necessários para produzir uma grande quantidade de idéias originais, mas a menos que sejam seguidas de pensamento convergente, expertise e gerenciamento efetivo de projetos essas ideias nunca se tornarão inovações reais.