sábado, 20 de fevereiro de 2010

A MULHER, A BÍBLIA E O DESENVOLVIMENTO

Walter me contou que estava num encontro de negócios que reuniu vários fornecedores de uma multinacional européia.

Sua apresentação foi tranqüila sem incidentes ou questionamentos.

Por outro lado, um apresentador de uma poderosa empresa asiática ficou nervoso, pois sua apresentação gerou questionamentos.

Num gesto de desagrado, para demonstrar o descontentamento com sua assessora pelo erro constatado, deu um tapa na cabeça dela, na frente de todos os presentes. Um peteleco. Nada violento. Um gesto cultural de punição (aceito no seu país?) mas, certamente, não lá na Europa.

No intervalo do café, este fornecedor recebeu uma mensagem no seu smartphone. Se retirou para não mais voltar... Era o fim de uma promissora carreira...

"O tratamento e o respeito pela mulher evoluiu muito em grande parte do mundo".

Walter, reforça a afirmação com duas passagens da Bíblia. Fiquei horrorizado!

As passagens encontram-se em Gênesis 19, 5 e Gênesis 19,7-8.

Dois anjos foram enviados a Sodoma para avisar Ló, sobrinho de Abraão, e dizer que ele saísse da cidade antes da chegada do enxofre.

Ló recebeu os anjos com hospitalidade. Os homens de Sodoma, ao saber da visita, se reuniram em torno de sua casa e o questionaram: "Onde estão os homens que vieram a tua casa hoje? Trazê-os para que deles abusemos". Na sua bravura, Ló, o escolhido por Deus para ser salvo, rejeitou o pedido dos homens dizendo: "Rogo-vos, meus irmãos, que não façais mal; tenho duas filhas virgens, e vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto".

Semelhante desrespeito a dignidade da mulher é encontrada no capítulo 19 no livro de Juízes, que relata a história de um levita que viajava com sua concubina. Eles passaram a noite na casa de um hospedeiro. Quando jantavam, homens da cidade bateram a porta exigindo que entregassem seu convidado "para que dele abusemos". A resposta do anfitrião retrata a visão (moralmente aceita na época?) de mulher como objeto de troca: "Não façais semelhante mal; já que o homem está em minha casa... Minha filha virgem e a concubina trarei para fora; humilhai-as e fazei delas o que melhor vos agrade; porém a este homem não façais semelhante loucura".

A Humanidade está ainda na sua adolescência. Temos muito que evoluir. Tenho certeza que chegará o dia que o próprio indivíduo será a única autoridade para determinar, sem questionamentos ou julgamentos de qualquer espécie, o que fazer com seu corpo, seja em casos de aborto ou eutanásia.

Tenho certeza que chegará o dia em que as religiões cairão por terra, e a própria Bíblia, fonte de princípios morais temporais, não passará de um documento histórico. A Humanidade evoluirá a tal ponto que não mais fará sentido o "Dia da Mulher", o "Dia da Consciência Negra", e tantas outras datas religiosas.

Todo dia será dia para se celebrar a Vida.

Infelizmente, assistiremos ainda, muitos shows de barbárie contra mulheres e minorias em nome de um deus ou em nome do amor a uma pátria ou pela pressão de uma sociedade ignorante.

Por muito tempo ainda, os Ló´s e os hospedeiros deste planeta continuarão a oferecer uma vida em troca de um princípio moral insignificante, mesquinho e inaceitável... e muitas pessoas, como aquele fornecedor asiático pagarão um preço muito alto para aprender que a dignidade humana precisa ser respeitada...