quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Chapéu dos Inconsequentes


Meu avó Caetano costumava dizer: "Fazer cortesia com o chapéu dos outros é fácil."

A expressão caiu em desuso. Só a expressão. A prática continua mais atual do que nunca. Exemplos:

· Doação de dinheiro público para recompensar jogadores campeões mundiais de futebol...

· Investimento subsidiado por trabalhadores brasileiros para financiar a melhoria da qualidade vida em países amigos...

Esta "cortesia" também é visível na iniciativa privada. O grande destaque foi Wall Street em 2008... A prática de mordomias e bônus milionário para gerentes e diretores que atingiram suas metas não tem nada de "ganha-ganha" e precisa ser abolida.

São encontrados 2 tipos de gestores altamente perniciosos ao desenvolvimento da humanidade: Os que se servem do sistema e os inconseqüentes. O primeiro grupo sabe o que faz e o porquê. O segundo, normalmente bem intencionado, não consegue avaliar o risco da conseqüência de seus atos no futuro.

Vejamos o caso Ahmadinejad x Lula na questão nuclear do Irã.

Lula está certíssimo. O caminho é o diálogo, porém Ahmadinejad está bem intencionado?

Lula tem cacife para assumir alguma responsabilidade por eventuais decisões que seu colega possa tomar no futuro? Dá para confiar num líder que nega o holocausto? Dá para acreditar que um país de cultura tão subdesenvolvida onde mulheres são tratadas como seres inferiores esteja preparado para possuir a tecnologia nuclear sem restrições?

Lula, fazer cortesia com o chapéu dos outros é fácil.

O Irã, como outros países em desenvolvimento devem ter acesso irrestrito a tecnologias alternativas. Mas, primeiro precisam mostrar credibilidade e pratica de valores que respeitem a dignidade humana, a diversidade e o meio ambiente.

A humanidade está na sua adolescência. Estamos aprendendo que recursos são limitados e que, não podemos dizer o mesmo da nossa ignorância e arrogância... tanto os gestores inescrupulosos, como os inconsequentes são adolescentes no poder... estão aprendendo...

Nós cresceremos como pessoas e como gestores. O amadurecimento é inevitável! Entretanto, o preço a pagar é alto e a conta virá com juros... Sempre vem...