terça-feira, 14 de abril de 2009

Cerveja, corrupção e violência...


Neste sábado, em plena semana de Páscoa, tomando cerveja o assunto veio a tona...

A culpa é das “pessoas brancas de olhos azuis”, ou como nós brasileiros acreditamos, “dos outros”?

Fernando e Rita (nomes fictícios, amigos reais), ateus, amantes da música sacra, casados há quase 30 anos e sem filhos por opção consciente, têm opinião muito “focada”: “a culpa pelos problemas sociais no Brasil sempre foi dos gestores”.

Quem assume o papel de liderança ou de administrador de qualquer atividade pública deve ser cobrado com extremo rigor. Tolerância zero! Honestidade e boa vontade não são qualidades, são pré-requisitos.

Infelizmente, a maioria de nossos gestores não merece nossa complacência pois, ou trabalham em causa própria ou são incompetentes.  Veja alguns dados publicados pela Transparência Brasil (www.transparência.org.br ):

1-O custo por parlamentar no Brasil é de R$ 10,2 milhões por ano, 12 vezes maior do que o custo de um parlamentar na Espanha!

2-No Ceará uma pessoa comum precisaria trabalhar durante 1.770 anos, sem gastar um centavo, para gerar o equivalente ao patrimônio de seus senadores. Em Alagoas, esse tempo seria um pouquinho menor, 1.603 anos, e no Maranhão 751 anos (considerando somente os bens declarados...).

O povo brasileiro foi educado pelos gestores (e a igreja contribuiu) para ser tolerante  e complacente com autoridades... (você nunca ouviu a expressão “brasileiro é tão bonzinho”?)

Estamos conformados com a lentidão da justiça e aceitamos a explicação que é lenta porque faltam juízes... mesmo sabendo que o tem Brasil quase 3 vezes mais juízes por habitante do que o Chile (onde a Justiça é, apesar disto, muito mais rápida)*1.

Quando falamos da violência, tendemos a concordar que faltam policiais, mesmo sabendo que o Brasil tem mais policiais por habitante do que os EUA*2.

Quando falamos do futuro deste país lembramos dos péssimos indicadores de desempenho dos alunos das escolas públicas, mas não levamos a sério o projeto de lei do senador Cristovam Buarque  que propõe que os 64.810 ocupantes de cargos eleitorais (vereador, prefeito, deputado, etc.) sejam obrigados a colocar seus filhos na escola pública... 

(detalhes: http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166)

Quantos problemas deste país não poderiam ser discutidos e encaminhados numa roda de amigos, numa mesa de bar?  Entre o comentário sobre a barriga de um craque e a crise existencial de outro, a menção dramatizada de que 33% dos nossos senadores têm ocorrências nas Justiças estaduais e/ou nos Tribunais de Contas não passou em branco. Segundo Fernando e Rita, no Brasil, infelizmente, blogs, wikis e twiters perdem feio de um papo bem conduzido numa rodada de cerveja...

Será que estão certos? Só pesquisei os sites recomendados por eles e escrevi este texto influenciado pela conversa no bar... 

*1 e *2: mais detalhes vide “Por que não crescemos como outros países” de João Luiz Roth