sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

GANHEI UM KIMONO


A campainha tocou. Para minha surpresa vejo Fernando com um pacote de presentes na mão. Ele não dava sinal de vida há mais de 8 meses...

“Trouxe um quimono de presente pra você!”

Depois de um grande abraço:

“A última vez que tive notícias suas, você estava no Maranhão prestando trabalho voluntário em São João do Carú. Por onde andou?”

“Viajei por ai e, depois fiz a Peregrinação dos 88 Templos Sagrados de Shikoku. Foram 60 dias, 1.300 Km rodeando a ilha de Sikoku no sul do Japão...”

“O que?”

“No passado do Japão Feudal, a ilha de Shikoku era dividida em 4 regiões: por isto o nome SHI (quatro) e KOKU ( regiões). Apesar da ilha estar próxima de Osaka e Kyoto, a ilha é um lugar ainda “remoto” e pouco conhecido pelos turistas... Por mais de 1.000 anos, os “o-henro” (peregrinos) seguem os passos do grande budista Kobo-Daishi que morreu no ano 835..."

“Mais do que ninguem você sabe que:

Caminhar é viver. Cada caminhada é uma vida... "

"Diferente de você, eu não tiro fotos das minhas caminhadas... Não guardo recordações em papel... Carrego comigo todos os meus bens que são minhas emoções, minhas lembranças, minhas experiências..."

"Esta trilha é interessante, você deveria fazê-la, apesar de ter muito asfalto pro nosso gosto... Dormi em shukubu (acomodações oferecidos nos templos), em minshuku (casa de familia), em camping, albergue da juventude e até debaixo de ponte... Não sou budista, não tenho religião, mas esta jornada faz a gente pensar... você se livra de tanto lixo... mas, eu passei aqui hoje pra te entregar este quimono, não para filosofar. Um dia destes eu te ligo e a gente se fala...”

Tão inesperadamente quanto chegou, partiu.