quarta-feira, 1 de abril de 2015

Ficar velho ou permanecer jovem?



O escritor Roy Spencer disse acertadamente:

"Quando você é uma criança, cada dia está cheio de novidades, cheio de novas experiências. Conforme você envelhece, seus novas experiência (firsts) tornam-se cada vez mais raras. Se você quiser se manter jovem, você tem que continuar tentando fazer coisas novas". 

Jim Collins, guru da administração, tem uma frase perfeita: "Você é tão jovem quanto as coisas novas que você faz”.

É necessário comprometimento pessoal  (especialmente quando a gente chega na idade que a barriga começa a crescer e o cabelo a cair) para questionar se estamos aprendendo tão rápido quanto o mundo está mudando. 

A necessidade que sentimos de crescer, de aprender, a nossa ambição profissional e novos desafios nos mantém ligados, ativos,  atentos e interessados. 

Não há tédio, nem rotina quando se tem uma missão desafiadora no trabalho pois estamos sempre aprendendo algo novo. 

Entretanto, essa ambição eventualmente diminui com o tempo e ficamos mais acomodados do que conseguimos admitir para nós mesmos. Paramos de aprender coisas novas, experimentar coisas novas e de nos relacionarmos com pessoas novas… Um desastre para quem exerce cargo de liderança.

Já tentou ler um livro chato as 11 horas da noite? O sono chega rapidinho. Agora, se você estivesse assistindo um filme legal, tomando uma cerveja com pessoas interessantes ou fazendo algo que gosta, você estaria mais elétrico, mais energizado. 

Essa energia que você tem quando está fazendo algo que gosta é o ZEST

Para não envelhecermos, mais importante que manter nossa ambição é preciso manter nosso ZEST.

E para manter o ZEST é necessário estar interessado em coisas novas…

Como disse, William C Taylor, “ O QUE VOCÊ APRENDE ACIMA DO QUE VOCÊ JÁ SABE É O QUE CONTA…”