segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Meu Presente de 16 anos e a Mediocridade

Semana passada decidi rever o conteúdo do meu arquivo “Pastas Pessoais” que estava mofando no escritório. Encontrei muitas preciosidades, entre elas, o presente que meu avô me entregou em 1968, no dia do meu aniversário: Uma mensagem escrita por ele, a lápis, em folha de caderno escolar e colocada num simples envelope branco, onde se lê: “Para meu querido neto”.

Me recordo que aquele dia foi a última vez que vi meu avô vivo. Faleceu algumas semanas depois sem ter conseguido passar a mesma mensagem para seus outros 4 netos mais novos...

Para ele, o aniversário de 16 anos é o mais importante da vida de uma pessoa. Representa o momento de escolher entre trilhar o caminho da mediocridade ou o da sabedoria. Para ele nossas chances de enxergar o mundo e não se tornar “mais um medíocre a andar sem rumo pela vida” depende muito da “qualidade do berço” que herdamos de nossos pais. Filhos de uma “família pobre” (de valores) tem muito menos chances do que os filhos nascidos numa “família rica”. A qualidade do berço nos dá uma vantagem inicial, uma possibilidade maior de realização pessoal, não uma garantia.

“Luiz, aos 16 anos inicia-se a nossa segunda chance. O momento de marcar nossas escolhas! O que você quer? Ser medíocre, ter uma vida medíocre e sem perspectivas? Ser dependente dos outros? Ser dependente do prazer imediato? Ficar preso no eterno esperar: Esperar por dias melhores? Esperar pelo final de semana com sol? Esperar pelo amor de sua vida? Esperar pelo salário do final do mês?... O que você quer?”

“Se somente depois que a barriga crescer e o cabelo ficar grisalho você perceber que não fez tudo o que poderia ter feito e que está infeliz com sua vida... mau sinal... sinal de escolha errada, lá trás! Tarde demais para reclamar! Não culpe este seu velho avô. Você estará colhendo o que plantou... por outro lado, se você olhar para trás e sentir orgulho da sua vida e a vontade de viajar, de aprender, de acontecer continuarem latentes, parabéns! Você, provavelmente, acertou...”

“... medíocres escolhem sempre o caminho mais fácil e imediato... no futuro tornam-se pessoas amargas e infelizes... percebem que o tempo passou e eles não fizeram o que deveriam...culpam outras pessoas ou situações das quais não eles têm controle...”

“...Veja o meu caso... Sou feliz! Se pudesse começar de novo, faria as mesmas escolhas... Como você, eu também recebi esta mensagem aos 16 anos!...”

“Luiz, ser medíocre não vale a pena! A opção do caminho fácil e do prazer imediato tem um preço alto. A conta vem com juros... Coragem!”