domingo, 15 de agosto de 2010

Brasil, o melhor país do mundo


Era um domingo ensolarado de céu azul. Eu estava pilotando minha Caloi há quase 1 hora quando resolvi parar no Parque do Ibirapuera para tomar um pouco d’ água e descansar no lado sul do lago.

Não tinha pressa. Meu velho mp3 Sony de 8 gigas tinha música suficiente para me acompanhar até o Parque Villa Lobos e de volta até Santo André.

Deitado lá, na grama, olhando as nuvens brancas que lentamente formavam figuras recorrentes da minha infância, pensei comigo mesmo: “Isto é que é viver. Como é bom morar no Brasil. País de primeiro mundo é outra coisa”.

Nossa Prioridade Nacional é a Qualidade de Vida. Objetivo claro e desdobrado! Do presidente a mais humilde empregada doméstica, todos sabemos o que queremos como Nação: Qualidade de Vida através da Educação!

Na Argentina eles falam que Deus é Argentino. Aqui, nós falávamos com orgulho: “Deus criou o mundo, e nós, Brasileiros criamos este Brasil Brasileiro, lindo e trigueiro”.

Somos invejados por todos os países do mundo.

Nosso seguro desemprego chega há 4 anos (claro que obedece a critérios preestabelecidos. Aqui as leis funcionam e todos recebem tratamento justo)... Nosso IDH é 0,985, o terceiro melhor do mundo... Criminalidade extremamente baixa... Respeito à vida e ao meio ambiente... Um paraíso... O país com a maior extensão de ciclovias do mundo!

Somos o que somos porque fizemos acontecer. Mais do que ninguém, nós Brasileiros sabemos que um País é resultado do trabalho de construção consciente de seus cidadãos. Multiplicação dos pães só na bíblia... Aqui trabalhamos duro e com foco. Não temos ilusão e nunca acreditamos num salvador da pátria, como os irmanos...

Senadores corruptos e presidentes demagogos de outros países são motivo de piada entre nós... Sentimos uma mistura de pena e desprezo pela ignorância reinante nestes países. Será que as pessoas não acordarão nunca?

Será que não percebem como são sendo manipulados? Que valores são estes que aceitam o “rouba, mas faz”, “a lei de Gerson”, “cada um para si e Deus para todos”? Será que não enxergam o absurdo que é pagarem imposto de primeiro mundo e receberem serviços de país subdesenvolvido? Ninguém questiona porque seus senadores estão entre os mais caros do mundo e os que menos produzem?

Ainda bem que vivo no Brasil!

Aqui tudo é diferente.

Não culpamos os outros, nem o governo pelas coisas que deixamos de fazer.

Sentimo-nos responsáveis: isto aqui é nosso e nós ajudamos a construir...

De repente acordo. Havia adormecido na grama do Ibirapuera. Olhei para o lado. Minha Caloi havia sumido...