sábado, 19 de junho de 2010

Irresponsáveis e inconsequentes quase deuses


Vazamento de 9 milhões de litros petróleo POR DIA, há quase 60 dias... Que desastre histórico!

O pior: os planos de contingência das petrolíferas são documentos fantasiosos, um “me engana que eu gosto” segundo muitos americanos... O acidente na plataforma da BP no Golfo do México confirma esta tese.

Alheio a tudo isto, nossos políticos brigam para definir a partilha dos lucros do pré-sal. Os riscos e eventuais danos causados aos estados produtores, em caso de acidente, não foram considerados na definição da partilha...

Um fundo de reserva para eventuais desastres está sendo considerado?

A Petrobrás terá um plano de contingência realístico e factível ou adotará um plano fantasioso e irresponsável como a BP?

O investimento de centenas de bilhões de dólares é garantia de tecnologia segura?

Infelizmente, vamos pagar para ver!

DILMA, SERRA OU MARINA SILVA?

O que aconteceria se o Brasil fosse governado por Dilma, Serra ou Marina Silva? A corrupção, o combate a criminalidade, o comprometimento dos funcionários públicos, o investimento em educação e o crescimento econômico seriam diferentes?

Existem diferenças, concretas, reais, não as ideológicas, entre os partidos que eles representam que justifique votar em um ou outro candidato?

Qual dos 3, Dilma,Serra ou Marina, representa o melhor do povo brasileiro?

Qual dos 3 candidatos inspira mais confiança?

Qual dos 3 tem menos "rabo preso" que o permitiria liderar um processo de mudança?

Tá difícil escolher?

Acho que não. Basta ser brasileiro alinhado com propósito de ver este país deixar de ser o país do futuro e iniciar sua jornada para o crescimento moral e social.

O futebol, a estatística e a convergência mundial


O primeiro mundo e o mundo em desenvolvimento convergem para uma situação social mais próxima uma da outra. O impossível será possível.

As diferenças tendem a diminuir, não só no futebol... Alemanha 0 x Servia 1 ...

A projeção de dados de mortalidade infantil, longevidade e escolaridade confirmam este fenômeno. A melhoria da qualidade de vida e a redução das diferenças sociais entre países é uma tendência real (ao contrário do que os pessimistas acreditam...).

Os dados também mostram que um grande número de países africanos vão evoluir, infelizmente como no futebol, muito lentamente...

Confira a evolução dos dados na palestra do pesquisador Hans Rosling:

http://www.ted.com/talks/hans_rosling_reveals_new_insights_on_poverty.html

Pena de morte por fuzilamento em Utah


Walter me ligou para perguntar sobre a repercussão do fuzilamento do prisioneiro americano Ronnie Lee Gardner, condenado a morte.

Respondi que por aqui a mídia não deu destaque ou explorou o tema em profundidade. Somos bombardeados diariamente por tantos crimes bárbaros que a morte de um condenado não comove ninguém. Deixamos de perceber quão violenta é nossa sociedade. Efeito da síndrome do sapo fervido.

Enquanto por aqui acontece um crime a cada 20 minutos, no Japão acontece um a cada 2 semanas...

Somos o país da fartura e do desperdício. Somos o país dos contrastes, o país da impunidade, o país do “o problema não é meu”, o país do futuro...

Como dizem os americanos: A “lama” rola morro abaixo (o exemplo vem de cima).

Quem sabe, agora com a “ficha limpa” a role menos "lama" e os “eleitos” comecem a cumprir o seu papel de liderar (de fato) este país para o primeiro mundo da moral e da ética. Quem sabe, em 3 ou 4 gestões, a morte de um prisioneiro seja motivo para sérias reflexões e discussões nos nossos telejornais...