segunda-feira, 16 de março de 2009

Bônus e o privilégio da minoria


O que está acontecendo na seguradora americana AIG tem alguma semelhança com o que acontece aqui no Brasil em muitas instituições?

Será que é MORALMENTE ACEITÁVEL uma minoria se beneficiar, em detrimento de uma grande maioria?

Será que é MORALMENTE ACEITÁVEL saber de alguma coisa e fazer que não temos nada com isto?

Como a Diretoria da AIG, que realizou 61 Bilhões de dólares de prejuízo no quarto trimestre de 2008, não tem vergonha de tentar explicar o pagamento (hoje) de 165 milhões de dólares de bônus para um pequeno grupo de funcionários?

Justificativa?

A empresa precisa reter os melhores talentos para poder se recuperar...

Qual deve ser a reação do povo?

Boicotar os produtos da empresa? Protestar publicamente? Cobrar a demissão de toda a diretoria?

Nossos políticos falaram recentemente em aumentar o próprio salário, pagaram horas-extras nos meses de recesso... O que é isto, senão mais um exemplo da prática usual de privilegiar uma minoria em detrimento de uma grande maioria? Isto é uma prática tão comum, que nem achamos indecente!

Só vejo uma maneira de eliminarmos as injustiças geradas por gestores corruptos, antiéticos e imorais: o uso da informação como forma de pressão coletiva, quer seja para não permitir a reeleição de políticos sem-vergonha ou para boicotar produtos e empresas antiéticas.

Na “Era Digital”, preservar a imagem é questão de sobrevivência: “Pisou na bola, a informação se torna pública”!

O lema: “Consumidor (Eleitor, Cidadão) informado, jamais será vencido” se tornará uma realidade em nosso País e o grande público irá se manifestar...

Até lá, “coragem colega” e “boca no trombone digital”!