sábado, 25 de julho de 2009

Fome, Filiação e Desenvolvimento


O sol do Maranhão afetou a visão de mundo do Fernando.

Neste final de semana, depois de longa ausência, nos encontramos no nosso bar preferido. O telão estava ligado, o bar cheio de torcedores entusiasmados com o desempenho do Ronaldão, que acabara de fazer seu segundo gol na partida... No meio da gritaria de comemoração, Fernando berra:

"Isto é subdesenvolvimento"!

Ainda bem que ninguém prestou atenção.

"Que é isto Fernando?", pergunto assustado com a eventual reação que poderia ter sido provocada pela mistura 'cerveja e multidão empolgada'.

"Andei pensando e cheguei a conclusão que filiação é o maior indicador do subdesenvolvimento da humanidade".

Olhe para trás: tribos, clãs, feudos... Quantos crimes foram e ainda continuam sendo cometidos por causa da visão limitada por dogmas religiosos e políticos?"

Após uma pausa para esvaziar seu copo, ele continua no mesmo tom:

"Imagine-se daqui a 1.000 anos. Você realmente acredita que encontrará esse fanatismo irracional de seguidores religiosos, políticos e até de torcedores?"

Esse provincianismo, esse bairrismo existe porque o homem ainda não entendeu sua condição privilegiada no universo. Ele não enxerga além do seu cotidiano. Seu mundo mais se parece com uma novela de intrigas da rede Globo...

"O sentimento da necessidade do fim da filiação será o primeiro passo para o desenvolvimento da humanidade".

“Até que isto aconteça muito gol será comemorado com fervor, muita gente irá morrer em nome de sua pátria ou de seu deus”.

"Um brinde ao futuro e ao desenvolvimento dos “afiliados” ao respeito à natureza e amor à vida"