domingo, 13 de fevereiro de 2022

Um americano no meu Caminho

 




O jantar no hostal de Rabanal del Camino foi servido numa sala pequena onde mal cabia a mesa de 10 lugares e um balcão com os pratos quentes, a salada, água, vinho da casa, café e gelatina!!!.  (Por 10 euros, até que estava muito bom).

Os Peregrinos se ajeitaram sem reclamar e a proximidade acabou servindo para melhorar a interação entre eles.

Me chamou atenção um senhorzinho carismático de cabelos grisalhos e barba branquíssima que sentado numa das pontas da mesa. Sua vestimenta mais parecia alguém que iria fazer um safari do que de um peregrino. Seu sorriso e olhos tinham o brilho da juventude constrastando com sua pele enrugada e envelhecida.

Era um americano contando em espanhol que estava fazendo um tour pelo Caminho de Santiago para conhecer os trechos mais históricos. Havia contratado uma empresa para dar o suporte. Andava 6 a 8 quilômetros por dia nos trechos mais bonitos. Tentava ficar hospedado em albergues privados onde poderia ter mais contato com peregrinos do que ficasse em hotéis. Havia um carro de suporte para levá-lo e buscá-lo nestes trechos. Só carregava uma pequena mochila com água, documentos pessoais e o celular. Estava adorando a experiência.

Ele provavelmente era um ENFJ pela minha análise rápida de personalidade. Acho que ocupava alguma posição de liderança quando trabalhava. Era a pessoa mais carismática do grupo, irradiava confiança e falava com paixão. Sem dúvida ele liderava a conversa da mesa.

FIQUEI IMPRESSIONADO QUANDO FALOU QUE VIVIA SOB A RÉGIA DOS MANDAMENTOS DA TERCEIRA IDADE. 

As pessoas riam a medida que explicava o significado de cada um deles, sempre com uma piada. Omiti as piadas, mas tentei ser o mais fiel possível ao que ele falou (minha memória já não é mais a mesma!):

"1- NUNCA DIGA QUE VOCÊ É VELHO 

A vida é atividade e o segredo da juventude é o dinamismo. Por isto estou fazendo este passeio, caminhando, conhecendo novas pessoas. Muito melhor do que ficar reclamando do governo no Twitter.

2- SUA FORTUNA É SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL.

Quero continuar sendo rico. Reduzi a bebida e o sexo…Caminho todos os dias. Não quero depender de ninguém. Eu me cuido. Não quero filho ou parente dizendo o que posso e não posso fazer.

3-DINHEIRO TAMBÉM É IMPORTANTE. 

Mantenho uma reserva. Não gastei tudo o que ganhei. Quero continuar sendo independente. Não conto com meus filhos para cuidar de mim. Lá nos Estados Unidos tem muitos flats para idosos. Eu, planejei minha vida financeira para viver num espaço só meu. Não importa que seja pequeno. É meu!

4-AGORA É HORA DE RELAXAR E APROVEITAR O TEMPO QUE RESTA.

A idéia é viajar o máximo que puder. Se não der para viajar, dançar. Se não der para dançar, ouvir música. Cultivar amigos para cima. Se afastar daqueles que vivem só reclamando. O tempo é precioso. A idéia é viver o momento.

5-CULTIVE A AUTOESTIMA. 

Quem se ama vive mais. Quem cuida da própria aparência vive mais. Eu vou na manicure e na barbearia uma vez por mês. Não uso roupa de velho. Já fui pedido em casamento algumas vezes…

6- LEMBRE-SE QUE TUDO MUDA. 

Não ache que por você ter vivido muito sabe o que é certo e o que é melhor.  Não se torne um velho presunçoso, intrometido ou rabugento. Fique na sua. Só emita uma opinião quando solicitado.

7-APRENDA A TER UMA ATITUDE POSITIVA.

Nada de guardar rancor. Quando você aprende a perdoar e esquecer, você vive mais feliz. Não perco tempo com o passado.O negócio é viver o momento. A morte é inevitável, todo mundo tem que passar por isso. Não tem sentido viver com medo de morrer.

Esta última fala do americano me fez lembrar uma poesia de Fernando Pessoa:

"QUANDO VIER A PRIMAVERA,

SE EU JÁ ESTIVER MORTO,

AS FLORES FLORIRÃO DA MESMA MANEIRA

E AS ÁRVORES NÃO SERÃO MENOS VERDES QUE NA PRIMAVERA PASSADA…

PODEM REZAR LATIM SOBRE O MEU CAIXÃO, SE QUISEREM.

SE QUISEREM, PODEM DANÇAR E CANTAR À RODA DELE.

NÃO TENHO PREFERÊNCIAS PARA QUANDO JÁ NÃO PUDER TER PREFERÊNCIAS."

Toda a nossa preocupação como idoso, argumentava o americano, deve ser com a vida, com a nossa saúde física e mental, viver ansioso com o que vai acontecer no futuro é para perdedores (loosers) …

Essa de rotular as pessoas de “loosers" é bem coisa de americano, pensei, enquanto outros peregrinos travavam uma discussão sobre os mandamentos.

Acho super legal quando temos esses jantares coletivos nos albergues. Temos contato com peregrinos de diversos países. Todos procuram ser gentis e deixar o ambiente bem humorado.


Fiquei muito feliz por ter jantado com esse grupo.