terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O Motorista e o Diretor

 


(Baseado em fatos reais, exceto o que eu inventei…)

Duas semanas se passaram desde o última viagem. Quando menos esperava Jesus, o motorista, recebe um WhatsApp do diretor, o polêmico Messias:

“Vamos viajar…em segredo! E quando estivermos lá, quero que você conheça meu amigo, o filósofo. Não se preocupe com nada. Tudo está acertado”.

Poucos dias depois estava ele ao lado de Olavo de Chêne, o filósofo,  que o recebeu bem, convidando-o para tomar um café e provar um pedaço do seu pudim de leite condensado.

Depois de alguns minutos à mesa, Olavo de Chêne pergunta:

“Jesus, eu sou direto. Falo sem papas na língua. Você tem alguma ligação com aquele grupo de caminhoneiros de esquerda? Eu detesto esses charlatões que invadiram alguns setores de nossa empresa.  Eu aconselhei Messias a não admitir nenhum esquerdista na empresa e demitir todos que ainda estão lá.”

“Caro senhor Olavo de Chêne, não se preocupe comigo, me interesso por pessoas e não me envolvo com política”.

“Perfeito. Tive que dar umas aulas para Messias. Disse que se ele quisesse conseguir mudar alguma coisa naquela empresa meia boca que ele assumiu, ele precisava partir para os extremos. Você já ouviu falar da Janela de Overton?”

Jesus acenou a cabeça negativamente.

“Pelo jeito você não sabe muita coisa. Mas, vamos lá. Resumidamente, as OPINIÕES DAS PESSOAS sobre qualquer assunto podem ser enquadradas NUMA FAIXA que vai desde o absolutamente CONTRÁRIO até o absolutamente FAVORÁVEL

Se Messias quiser fazer mudanças naquela joça ele precisa mudar a opinião do que as pessoas acham aceitável. Isto significa mexer com a opinião do público”.

“Me desculpe, senhor Olavo de Chêne, não entendi porque ele precisa mudar a opinião do que as pessoas acham aceitável. Isto não é MANIPULAÇÃO?”.

“Jesus, você tem muito o que aprender. Você sabia que antes dele, os antigos Diretores da empresa eram uns frouxos? E que, por anos, permitiram que nossos clientes desejassem certas coisas que não estão alinhadas com os NOSSOS OBJETIVOS? 

Conhece aquela famosa frase: UMA MENTIRA CONTADA MIL VEZES TORNA-SE VERDADE?

Eu orientei Messias a adotar a seguinte estratégia:  desviar o foco do problema principal e começar a pautar outros assuntos.

A IDEIA É LANÇAR A POLÊMICA e, se a aceitação for boa, ele mantém. Se não, recua.

E trabalhar estrategicamente para tornar mais aceitável o discurso que NÓS queremos implantar, até que a PERCEPÇÃO DAS PESSOAS MUDE.

A história tem muitos exemplos para confirmar que, com os influenciadores certos e com a estratégia certa, pode-se mudar a opinião das pessoas sem elas perceberem…”

“Agora eu entendo porque Messias gosta tanto do senhor”, afirma Jesus.

“Agora, me explique Jesus, o porquê ele gostou de você.” Intervém Olavo.

“Não sei, talvez porque eu o escute sem confrontá-lo.”

“Deixá-lo falar não faz mal, só reforça a crença dele nos meus ensinamentos. O mais importante é que minha influência sobre Messias tem sido benéfica". Afirma Olavo todo envaidecido e continua: "Ele conquistou o cargo que desejava graças a mim. Ganhou muitos aliados. Eu, pessoalmente, indiquei alguns para cargos chave na empresa dele. Claro que conseguiu alguns inimigos invejosos, pessoal da pior espécie, uns esquerdistas nojentos. Nós vamos acabar com eles”.

Jesus coça a cabeça, pensa um pouco e fala calmamente:

“Me desculpe, mas eu aprendi que “você recebe o que dá” e também que “o que vai, volta”. Acho um pouco arriscado essa estratégia de manipulação da opinião dos clientes a favor de um grupo específico”.

“Jesus, você é muito ingênuo. Não acredite em tudo o que aprendeu na escola. Eu, por exemplo, me orgulho de nunca ter feito uma faculdade. Não fui influenciado por esses professores esquerdistas que conseguiram dominar as universidades brasileiras, a mídia, a cultura e a política do país, empregando o método de Antonio Gramsci.”

“Mais uma vez me desculpe, Olavo”. Interrompe Jesus. “Não sei que método é esse”.

“Jesus, eu deveria cobrar por estas aulas particulares, mas vamos lá, veja se aprende alguma coisa útil comigo. 

O domínio que esses diretores esquerdistas conseguiram foi garantido fundamentalmente pela "superioridade" cultural que possuíam como classes dominantes enquanto estavam no poder. As classes dominantes sempre têm poder sobre as dominadas, através do CONTROLE DO SISTEMA EDUCACIONAL, DAS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Simples assim. E é isso que vamos fazer. Reverter esse processo. Vamos controlar as universidades, os meios de comunicação e teremos grande parte das instituições religiosas do nosso lado.

Fazendo isso minimizamos o risco potencial de uma revolta contra as opiniões que consideramos absolutamente aceitáveis. 

Assim, em nome da “pátria" e de "Deus" nós criamos no povo o sentimento de identificação com nossos ideais, um sentimento de união a favor de um suposto "bem nacional”.

Jesus fica estarrecido com o que acabara de ouvir. Pensa com seus botões, "Quem acreditaria que Messias, um homem mediano, comum, sem grandes dotes intelectuais e com limitações cognitivas seria o Diretor de uma grande empresa? Será que foi por ter este senhor maquiavélico como mentor?”

Seus pensamentos são interrompidos pela voz estridente de Olavo:

“…esquerda dominante e rica, inclusive apoiada pela família Rockefeller, inventou essa história de aquecimento global".  

Olavo, vendo que Jesus estava com olhar perdido no nada, pergunta com certa agressividade na voz:

"Você tá me escutando?”

“Sim, desculpe…”

“Então, como eu dizia, você não caiu nessa de aquecimento global?” 

Jesus inclina o rosto para a direita levantando as sobrancelhas, apertando os lábios e arregalando os olhos e Olavo interpreta como um “não”. Na verdade Jesus ficara desnorteado com a afirmação que acabara de ouvir, mas preferiu ficar calado e escutar o resto da história daquele homem.

“Você sabe que existe um grupo de milionários, banqueiros, empresários e governantes que fazem parte do Clube de Bilderberg. 

Eles querem estabelecer uma Nova Ordem Mundial. 

Até o governo do Obama estava envolvido. São responsáveis por campanhas mundiais abortistas, gayzistas e fazem campanha contra uso do petróleo. Querem estabelecer o controle universal da circulação de capitais.

Jesus, você entendeu agora porque eu tive que orientar Messias e seus filhos no caminho da luz? Ele estava perdido no obscuro mundinho  que vivia antes de me conhecer.”

“Sim, agora entendo porque ele te respeita tanto”, responde Jesus.

Olavo interpretou isso como um elogio e continuou. Por isto, eu continuo orientando-o. Com o apoio que estamos "acertando“ ele vai permanecer mais 4 anos como Diretor em sua empresa, e corrigir a cabeça de seus funcionários e clientes”.

Jesus entrou num estado catatônico e com o olhar fixo em Olavo, seu cérebro se desligou e parou de escutar o que aquele homem falava. De vez em quando entendia uma frase ou outra palavra:

  “Isaac Newton disseminou o vírus da burrice na Terra… comunidade LGBT… pandemia inventada pela mídiadesarmamento civil é loucura…”

Jesus acredita que ficou uns 15 minutos fora do ar. Olavo, acreditou que Jesus estava concentrado e ouvindo atentamente o que dizia e finalizou:

“Você, Jesus, é realmente um bom ouvinte. Quando quiser aprender mais, venha me visitar. Foi um prazer te receber aqui.”

E assim terminou a visita de Jesus a Olavo. Enquanto isso Messias tratava de Negócios com seu colega, o Diretor de uma grande empresa internacional e que também adora pão fermentado …

(História baseada em fatos reais, exceto o que eu inventei…).