quarta-feira, 26 de maio de 2010

Galápagos, Pinguins e o Futuro

Depois de meses sem notícias, acabo de receber um postal do Walter. Estava conhecendo as Ilhas Galápagos para pagar uma das promessas que fizera a seu pai.

Walter-pai há 40 anos viveu em Isabela por quase 2 anos. Contava histórias impressionantes de como era viver no paraíso. Dizia que encontrara um santuário da mais pura beleza natural. Galápagos representava, segundo ele, "a expressão do maior de todos os milagres: a vida... Foi lá que entendi o significado de harmonia e equilíbrio... Foi lá que senti como somos privilegiados por estarmos aqui e podermos ver, pensar, sentir e tentar compreender a complexa maravilha que nos abriga... Filho, me prometa que um dia você irá lá..."

"Luiz, antes não tivesse vindo. Minhas expectativas eram muito altas por causa do velho. O que ele viu está sendo destruído. Há 40 anos existiam menos de 4 mil habitantes espalhados pelas ilhas e apenas 2 veículos. Hoje são mais de 40 mil habitantes e muitos turistas... Meu pai me disse que existiam mais de 2.000 pinguins contabilizados, hoje menos de 500... A população da Terra mais que dobrou nestes últimos 40 anos... O aumento do consumo, a poluição e o desrespeito ao equilíbrio vão acabar com muitos sonhos... ".

Fiquei triste com o relato do Walter, mas é tarde demais para ser pessimista. Precisamos agir. Cada um no seu círculo de controle e de influência... o que temos está aqui, o que perdemos não volta mais...