quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A hipocrisia e o aquecimento global


Fernando retornou totalmente transtornado após 3 meses na Índia.

Estava muito chato, pessimista e rabugento. Mesmo após 3 cervejas, eu não consegui conversar sobre sua aventura na Índia...

O que seria um reencontro animado virou um monólogo desconexo:

A Terra não suporta mais tanta gente...”

“Se você tivesse visto o que vi, sentido o que eu senti...”

“Não temos saída...”

“Copenhagen é uma piada, palco para autopromoção... Ninguém quer discutir o que realmente é importante...”

“Você já recalculou sua ‘pegada ecológica?”

Sim, deu 5,6 ! (minha única fala de todo o encontro...)

“Você se julga especial? Acha que tem mais direitos que os outros? Você não percebe que está roubando o direito de que outros usufruam o Planeta?”

Ah! (nem tive a oportunidade de questionar...)

“Se todas as pessoas do mundo tivessem o seu padrão de vida (comida, roupa, carro, viagens, eletricidade, etc.) seriam necessários recursos de 5,6 Planetas Terras...

E só temos um...”

“Este embate entre Americanos e Chineses sobre redução da emissão gases é piada. É um “me engana que eu gosto”. É “historinha para desviar atenção” do problema maior...”

“MATEMATICAMENTE, FISICAMENTE, ECOLOGICAMENTE É IMPOSSÍVEL TODAS AS PESSOAS DO PLANETA TEREM UM PADRÃO DE VIDA DIGNO, um padrão de consumo como o seu, como o meu, como o desse pessoal aqui da pizzaria...”

A população vai crescer mais 2 bilhões nestes próximos 40 anos... A China e a Índia farão de tudo para aumentar o padrão de consumo (a pegada ecológica) de seus habitantes... mais consumo de recursos naturais, mais sucata, mais emissão de gases...

“Se não mudarmos radicalmente e voluntariamente nosso padrão de consumo, se não mudarmos radicalmente a velocidade do crescimento populacional, a Natureza se encarregará de fazer isto por nós...”

ATÉ QUANDO A POPULAÇÃO CONTINUARÁ SENDO ENGANADA?

“A ignorância religiosa, a hipocrisia demagógica dos políticos e a mesquinharia humana são tão poderosas que impedem as pessoas de perceberem a realidade...”

Pensei comigo mesmo: A ignorância é uma benção!