terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

ELE ESTÁ VIVO…NA MEMÓRIA!

 


Fernando, meu amigo já falecido me apresentou a Thomas Paine.

Meu presente, na despedida final, foi o livro "The Age of Reason" de Paine.  Tenho certeza que ele entendeu o gesto, por saber quanto eu adorava aquele livro…

Talvez, pela idade, sinto saudades de nossas conversas… Confesso que escrevo estas linhas  com lágrimas nos olhos ouvindo “Un Da Sie Die Statte Kamen, trecho do Bach que tanto gostávamos…

Relato para você, (que agora só existe como unidade na minha memória e voltou a ser esparsas moléculas integrantes do Universo), alguns dos trechos que mais geraram discussões acaloradas entre nós. Se lembra?

———-

1-Um bom professor é mais útil do que cem padres.


2-Não creio no credo professado pela igreja judaica, pela igreja romana, pela igreja grega, pela igreja turca, pela igreja protestante, nem por nenhuma igreja que eu conheça. Minha mente é minha própria igreja.


3-Todas as instituições nacionais de igrejas, sejam judaicas, cristãs ou turcas, parecem-me nada mais do que invenções humanas criadas para aterrorizar e escravizar a humanidade e monopolizar o poder e o lucro.


4-Sempre apoiei vigorosamente o direito de cada homem à sua opinião, por mais diferente que essa opinião possa ser da minha. Aquele que nega a outro este direito, torna-se escravo de sua opinião atual, porque se exclui do direito de mudá-la.


5-É necessário para a felicidade do homem que ele seja mentalmente fiel a si mesmo. 


6-A perseguição não é uma característica original em nenhuma religião; mas é sempre a característica fortemente marcada de todas as religiões estabelecidas por lei.


7-Quer durmamos ou acordemos, o vasto mecanismo do Universo ainda funciona.


8-O personagem de Moisés, conforme declarado na Bíblia, é o mais horrível que pode ser imaginado. Se esses relatos forem verdadeiros, ele foi o desgraçado que primeiro começou e travou guerras por conta ou sob pretexto de religião; e sob essa máscara, ou aquela paixão, cometeu as atrocidades mais incomparáveis que podem ser encontradas na história de qualquer nação.

Ele reza ditatorialmente. Quando sol está quente, ele reza por chuva, e quando chove, ele reza por sol. Ele segue a mesma ideia em tudo que reza. Para o que é todas as suas orações, senão uma tentativa de fazer o Todo-Poderoso mudar sua mente, e agir de outra forma? 

É como se ele dissesse: O Senhor não sabes tão bem como eu.

—————-

Adorávamos o confronto de idéias e tudo terminava em chopp e abraços.

Já não se fazem mais amigos como antigamente…

Feliz aniversário.