sábado, 25 de maio de 2013

Educação: pequeno investimento, grande resultado


Não tenho dúvidas que o iPad é O TABLET que deveria estar em todas as escolas do Brasil (públicas e privadas).
Impossível?
Não.
Já que não temos recursos para “um iPad por aluno”.  Precisamos ser mais criativos!
Infelizmente, falta vontade política ou conhecimento.
Falta de recursos financeiros não pode ser usado como justificativa.
Se a escola estiver realmente  interessada em adotar a tecnologia ideal para despertar nos alunos a vontade de aprender, a melhor alternativa é o iPad, e não a lousa eletrônica ou o netbook ou classmate ou tablet “chingling” de 400 reais.
A escola precisaria investir em no projeto UM iPad POR PROFESSOR.
Um único iPad na sala de aula é uma ferramenta valiosa para professores e alunos se for usada de forma adequada.
VEJAM A IMAGEM ABAIXO.

Existem várias maneiras do professor projetar o conteúdo da  tela de um iPad para todos os alunos da sala de aula.
A mais barata, considerando que a grande maioria das escolas já tem uma TV de LCD, é comprar um iPad e um dispositivo de R$ 399,00 conhecido por  AppleTV (a caixinha preta da foto acima) .
Este conjunto permite o “espelhamento” do conteúdo do iPad na TV.  SEM O USO DE CABOS!
O que dá mobilidade ao professor .
Esta é uma excelente maneira de expor os alunos ao fantástico e maravilhoso conteúdo disponível na plataforma Apple (livros interativos, vídeos, fotos, musica, acesso aplicativos e acesso internet).
A idéia de usar a tecnologia como parte da aula é essencial nos dias atuais.
Um iPad por sala de aula traz ainda o benefício de induzir os professores no uso dos recursos da tecnologia “touch screen”.
O professor pode enriquecer sua aula com apresentações dinâmicas,  vídeos produzidos por ele ou pelos alunos. Entrevistas. Fotos etc
Com esta configuração barata e um pouco de criatividade é possível envolver e motivar os alunos.
Exemplo de aplicação:
·      Dividir a classe em grupos de 5 alunos.
·      Deixar cada grupo pesquisar um tema na biblioteca, em casa e/ou em sala de aula usando seus próprios livros.
·      Disponibilizar, por um dia, o iPad para cada grupo filmar a apresentação do seu trabalho. O vídeo deve ter de 5 a 10 minutos. O vídeo deve ser feito em outra sala longe dos outros alunos.
·      Numa data X, todos os trabalhos seriam apresentados em sala para todos os alunos.
Assistam o vídeo, em anexo, de um exemplo desta aplicação.
http://youtu.be/udPEGfbYdy8

video

PRECISAMOS USAR A TECNOLOGIA PARA DESPERTAR NO ALUNO A VONTADE DE APRENDER E ESTUDAR.
O modelo tradicional de aula não atende mais as necessidades do pais.
Os alunos precisam se interessar em aprender por vontade própria.
E como fazê-lo?
Acredito que a idéia de um iPad por professor funciona!
O que acham?