quarta-feira, 30 de junho de 2010

Educação, a explosão silenciosa

A "explosão do conhecimento" terá um impacto muito maior sobre a humanidade do que a bomba atômica...

Este não parece tema de discussão para a tarde de sábado em que os EUA enfrentaram Gana nas 8as de finais. Especialmente num barzinho mas, aconteceu: Walter apareceu... e entre uma cerveja e outra, começamos a falar sobre o desempenho das equipes africanas na Copa. Em pouco tempo, a conversa desviou-se para corrupção, miséria e ignorância ("o mal de todos os males" segundo Walter).

A CNN anunciou, há 2 semanas, que os americanos descobriram, no Afeganistão, jazidas de lítio, cobalto, níquel, ouro, cobre e ferro avaliadas em mais de 3 TRILHÕES de dólares.

Nada disto será revertido para o povo afegão, em termos de qualidade de vida, se a 3a bomba de Einstein, a bomba do conhecimento, não for lançada por lá.

Enquanto o fanatismo religioso medieval ditar as regras nada mudará...

O simples acesso irrestrito à internet em todas as escolas dos países sub-desenvolvidos provocaria mais mudanças do que as centenas de bilhões de dólares que são gastos em guerras e repressão ao terrorismo...

OS AMERICANOS ESTÃO USANDO AS BOMBAS ERRADAS...

Nossa visão de mundo determina nossas ações.

Enquanto, os gestores (de todos os níveis e de todas as Instituições) não entenderem que é através da Educação que tornamos HUMANO, o comportamento das pessoas, continuaremos no atual "business as usual": 2 passos pra frente e 1 pra trás. Intercalado, de tempos e tempos, com 1 prá frente e 2 para trás...

Nós temos um exemplo digno de nota aqui no Brasil. Escola Cícero Dias em Pernambuco.

SE TODAS AS NOSSAS ESCOLAS TIVESSEM ESTE NÍVEL DE QUALIDADE, O BRASIL SERIA O PAÍS MAIS RICO E FELIZ DO MUNDO.

Estamos em ano de eleição. Excelente momento para rejeitar os fichas sujas (inclusive os fichas manchadas ou duvidosas) e pressionar os fichas limpas por uma educação de qualidade.

O vídeo fala por si: http://www.youtube.com/watch?v=SwxZkVkQj-E&feature=player_embedded#!