sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

NÃO OLHE PARA TRÁS…

 


Ludivik um garoto finlandês autista que recebeu uma educação especial desenhada por seu pai um um grupo de professores amigos da família.

Vou relatar aqui um episódio.

=======

“Ludivik, o que você sabe da história do mito de Orfeu? “

“Sinto, não sei nada professor, mas qual a relação disto com o tema que estou estudando?”.

"Na mitologia grega, Orfeu, músico e poeta, filho do poderoso deus Apolo, se apaixonou por Eurídice. 

Orfeu e Eurídice resolveram se casar. No entanto, pouco antes do casamento, Eurídice foi mordida por uma cobra.

Desconsolado, Orfeu resolveu descer ao mundo de mortos e pedir a Hades, deus dos mortos, sua esposa de volta para uma segunda vida. Só o consegue com a promessa de não olhar para trás até que os dois saiam dos umbrais do inferno.

Corroído pela dúvida se, realmente, Eurídice vinha atrás de dele durante a volta, Orfeu não resiste e olha para trás.

 Ao desobedecer Hades, Eurídice foi levada ao mundo dos mortos, sem previsão de volta.

Ludivik, qual o significado para o gesto de “olhar para trás”? 

“Ainda não sei, professor!”


“Então, para te ajudar contando uma história que aconteceu em SODOMA:

 Dois estranhos (anjos viajantes) que se hospedaram na casa de Ló instruíram que Ló e sua família abandonassem a cidade porque eles vieram para destruí-la.

Entre outras recomendações disseram que eles, de forma alguma, deveriam “não olhar para trás” durante a fuga. 

Ocorre que a mulher de Ló olhou. “Tendo olhado para trás, transformou-se numa coluna de sal” (Gênesis , 19, 12-26)". 

Ludivik, estes dois episódios podem suscitar divergências de interpretação, mas não há como deixar de perceber as semelhanças na punição para o gesto de “olhar para trás

OLHAR PARA TRÁS SIGNIFICA MIRAR O PASSADO! 

TALVEZ,  DESEJÁ-LO! 

Muitos do nosso grupo de professores elegeram como tema a expressão 'NO PAST’ traduzido para o português, “NÃO AO PASSADO”). 

Outros do grupo, mais pessimistas e deprimidos com a perspectiva humana, inverteram os termos e ficaram com a expressão 'NO FUTURE’ (em tradução para o português, “SEM FUTURO”).

Você está sendo preparado para entender o significado destas duas linhas de pensamento e definir a qual grupo você se alinhará…” 

Depois daquele encontro tudo passou a fazer sentido para mim. Meus pais acreditavam que 'não dá para olhar para trás’ e que o 'futuro trará muitas dificuldades que não serão resolvidas com a mentalidade atual'

Nessa minha jornada solitária, eles esperavam que eu tivesse um comportamento diferente dos jovens que a sociedade está formando.

Segundo o professor Nils: “O QI médio da população mundial vem reduzindo nos últimos 20 anos. O nível da linguagem e de raciocínio dos alunos estão cada vez mais baixos. 

Os alunos estão se tornando mais individualistas, narcisistas, agressivos verbal e fisicamente nas escolas e nas redes sociais, o que reforça o totalitarismo da ideologia dominante… como consequência, essa geração não percebe que a humanidade caminha para o caos social e econômico… 

“Ludivik, em 2030, quando você fizer 30 anos, estima-se que a população mundial seja de 8,3 bilhões de pessoas, pressionando fontes de energia, água, alimentos, uso da terra e extração mineral, sobretudo no mundo em desenvolvimento". 

“…90% da população jovem vive em países em desenvolvimento… jovens de 15 a 24 anos de idade representam 40% da população mundial desempregada…”

“…investimentos em políticas que assegurem empregos aos jovens e garantam o desenvolvimento do capital humano são medidas absolutamente necessárias, mas não suficientes, para minimizar o caos social amplificado pelos efeitos negativos provocados pelo aquecimento global e pandemias…”

“…a tentativa de migração entre países tenderá a se intensificar em função de fatores econômicos, de conflitos nacionais e principalmente por causa da degradação ambiental…"

"As diferenças de oportunidades econômicas, desigualdade de renda e segurança pessoal deixarão de ser as principais causas da tentativa de deslocamento humano entre países. A fome e os efeitos da destruição de terras habitáveis causadas pelas mudanças climáticas assumirão o topo da lista…"

"MUDAR OU MORRER SERÁ O MOTE A PARTIR DE 2030…"

"Consequência inevitável deste movimento será o fechamento das fronteiras e imposição rígida para aceitação de imigrantes". 

"Cada país priorizará a sua própria população. Imigrantes serão rejeitados como “excedentes”. Os diferentes, os não nativos, sofrerão e serão rejeitados pela comunidade. 

A luta pela homogeneidade ganhará força contra a atual pregação dos benefícios da diversidade cultural e racial…”

 “QUAL O GRUPO QUE ESTÁ COM A VISÃO MAIS PRECISA DO EVENTUAL FUTURO? 

Os que acreditam que NÃO DEVEMOS OLHAR PARA TRÁS e propor mudanças radicais à sociedade atual 

ou 

O grupo que prega que NÃO HAVERÁ FUTURO, que estamos condenados e só nos resta trabalhar para minimizar os estragos e preparar a sociedade para o Armagedom…”

PS.:

Tive acesso a informações do caso Ludivik o que me motivou a escrever o ebook: O DESPERTAR DE LUDIVIK