sexta-feira, 19 de junho de 2009

Líderes mediocres e a chuva

Chove, lá fora (como diria Fernando Pessoa)...

“Ótimo momento para reflexão”, digo a Walter e Fernando (o outro) ao pedir mais uma rodada de cerveja.

“É verdade”, suspira Walter, recém chegado dos States. “Estou de chefe novo. O cara é um texano boa gente, bonachão, gosta de olhar para a b... da mulherada, até parece brasileiro, mas como líder é mediocre. Prega gestão participativa, mas não tem noção do que fala. Não está percebendo o dano que vem causando no moral dos funcionários. Tentei conversar com ele o que eu entendia por gestão participativa. Indiquei a leitura de “A Stake in the Outcome”, “Leadership is an Art”, “Content Cow Gives Better Milk”. Vocês sabem, nosso be-a-bá… “

Após uma pequena pausa para molhar a garganta, continua o desabafo: “Falei sobre a importancia de todos os funcionários conhecerem os resultados financeiros da empresa, do “Glass Wall Management”, da implantação do “Business Balanced Scorecard”, cheguei a sugerir uma visita a Google e a Harley que fica a menos de 100Km de nossa empresa... Sabe o que ele fez? Me interrompeu dizendo que iria pensar no assunto e eu deveria sair, pois ele tinha uma reunião em 5 minutos.

No dia seguinte fui chamado no RH para falar com o gerente, um advogado que entende tudo de leis, mas nada de gestão. Ele LEU para mim, repito LEU 3 folhas de recomendações e disse que estava preocupado com ‘minha segurança’ “.

“O que você respondeu?”, fui logo perguntando, pois sabia do estilo pavio curto do meu amigo.

“Eu pensei na sua famosa frase: ‘Coragem, colega’ e escutei cabisbaixo, como se tivessem me intimidado. Eles gostam disto, de sentirem-se superiores... Vi que não valia a pena qualquer resposta, eles não tinham condições de entender... Quero continuar em Chicago. Esta gestão não vai durar muito... Vou ficar na minha... Antecipei minhas férias e, cá estou!”

Rimos e brindamos a isto como 3 adolecentes despreocupados e admiradores que somos de Bias, o filósofo: “Carrego comigo todos os meus bens!”

“Abaixo a mediocridade, com chuva ou sem chuva!”.

“Garçon, por favor, mais rodada...”