sábado, 16 de outubro de 2010

Dilma, Líderes e a Credibilidade
















Muito interessante a capa da Veja desta semana. Retrata um tema vital para quem pretende ser líder e presidente de uma nação: Credibilidade.


Li recentemente um poema anônimo que expressa muito bem este assunto:


Cuidado com seus pensamentos, eles se tornarão suas palavras.

Cuidado com suas palavras, elas se tornarão seus desejos.

Cuidado com seus desejos, eles se tornarão seus hábitos.

Cuidado com seus hábitos, eles se tornarão seu caráter.

Cuidado com seu caráter, ele se tornará seu destino.


Gestores deveriam ter mais cuidado ao expressar seus pensamentos.

Como confiar em quem não é consistente em suas convicções?

Como confiar num gestor que muda de posição ao sabor da conveniência?

Kouses e Posner no livro “Credibility” mostram que as principais características dos líderes mais admirados são (nesta ordem):


1- Honestidade

2- Visão de futuro

3- Inspiração

4- Competência


Em praticamente todas as pesquisas realizadas, em diversas partes do mundo, honestidade foi selecionada como o mais importante atributo do líder. Se as pessoas vão seguir alguém, a primeira coisa que querem saber é: “A pessoa é ética e confiável?”. As pessoas precisam saber onde estão pisando...


O líder ideal é aquele que fixa e define uma visão. É aquele que expressa com clareza um senso de direção e está sinceramente preocupado com o futuro.

As pessoas admiram os líderes que são dinâmicos, entusiasmados, otimistas e prá frente. Não basta ter sonhos sobre o futuro. Eles precisam saber se comunicar de maneira a encorajar as pessoas a trabalhar duro para atingir o objetivo. Precisam inspirar as pessoas.


Competência é o 4º atributo dos líderes mais admirados. Eles precisam demonstrar que são capazes de fazer as coisas acontecerem.


Dilma pode até ser muito competente, mas se envolveu em tantos casos polêmicos que não inspira confiança. Ela não tem o carisma de Lula e por isto seus deslizes não serão perdoados e esquecidos com tanta facilidade como os de Lula. Dilma não traz nada de novo. Se apóia na imagem do Lula. Não consegue inspirar as pessoas a lutarem pelas mudanças que este país tanto precisa.


Ser a escolhida de Lula a capacita ao cargo de Presidente do Brasil?