sábado, 4 de setembro de 2010

Ética ou Murro em ponta de faca? Eis a questão.

Marisa, minha secretária do lar (empregada doméstica para muitos) me falou que não adianta “dar murro em ponta de faca”. Ela disse que “perdeu as esperanças”, que “não tem mais ilusão”, não acredita que exista político honesto e bem intencionado no Brasil... A reportagem da TV Bandeirantes mostrando os políticos na Suécia reforçou suas crenças... “Só voto porque sou obrigada”...

Paulo Cesar, aluno de MBA, numa discussão sobre ética empresarial, disse que quando estiver no poder não abrirá mão das “benesses” pagas por fornecedores... “Quando chegar minha vez, você acha que eu vou agir de forma diferente? Se o fizer, não sobreviverei! É o sistema...”.

Catarina, funcionária de uma grande prestadora de serviço para empresas públicas e privadas, disse que o mesmo produto tem preço diferente dependendo de quem o compra. “Perguntei, por quê?” Ela respondeu o que todo mundo sabe... Ninguém em sua sala de aula mostrou indignação...

Fátima contou que anos atrás, a caminho de São José, foi parada por um guarda de transito. Sua carteira estava vencida. Para se livrar da multa, “molhou” a mão do oficial. Não sentiu nenhum constrangimento em contar o fato...

Segundo Padre Lourenço, amigo de minha mãe, pequenos gestos relevam nosso caracter.

Maluf afirmou, com convicção, que não tinha dinheiro no exterior. A Interpol questiona. Quem mentiu?

Dilma disse, com convicção, que não se encontrou com Lina Vieira, ex-secretária da receita federal, naquele episódio do processo contra o filho do Sarney. Lina desmente. Quem falou a verdade?

O mesalão do PT nunca existiu? A queda do Dirceu foi armação da oposição?

A morte do prefeito Celso Daniel foi crime comum? Se é verdade, porque Bruno José Daniel Filho, um dos irmãos de Celso Daniel, e sua mulher, Marilena Nakano, vivem no exílio como refugiados políticos reconhecidos pelo governo francês?

Como Deus é Brasileiro e, no fim tudo dará certo, os escândalos, as notícias sobre violência e corrupção parecem que não nos dizem respeito... Nada disto tem haver com nosso voto.

Marisa, como tantos outros brasileiros, perdeu a capacidade de se indignar. Acredita que não dá para mudar o sistema. Por ignorância segue o efeito manada.

O resultado?

Um país de todos... corruptos, ladrões, assassinos, mentirosos, ignorantes, alienados, também de alguns sonhadores e pessoas do bem.

Marisa, não podemos desistir.

Por isto, meu voto é Marina Silva.